Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 10:22
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


Faltando pouco mais de 20 dias para a eleição da mesa diretora do Legislativo de Tangará da Serra, há sinais de que o atual presidente da casa, Miguel Romanhuk, permanecerá na função.

Segundo informações extraoficiais, quatro vereadores já teriam confirmado apoio ao vereador do DEM. Luiz Henrique (PTB), Roque Fritzen (PDT), Zé Pequeno (PT) e Zedeca (PMDB) seriam os quatro vereadores já acordados com Romanhuk. Neste acordo, Luiz Henrique seria o nome apoiado pelo grupo para assumir a presidência da Câmara Municipal em 2012, no último ano da atual legislatura.

Outras informações dão conta de que pelo menos mais um vereador – Genílson Kezomae (PR) - estaria disposto a apoiar a reeleição do atual presidente. Porém, os quatro votos que Romanhuk já teria garantido já lhe seriam suficientes, já que o democrata é o vereador que mais votos (2.014) obteve nas eleições de 2008.

Há, ainda, informações de que Haroldo Lima, também do DEM, estaria buscando apoio entre seus colegas para disputar a presidência da mesa.

HISTÓRICO - A atual legislatura teve como primeiro presidente, ano passado, o petista José Pereira Filho, popular Zé Pequeno, do PT. Em 2009, a disputa pela mesa diretora deste ano foi bastante disputada. O petebista Luiz Henrique chegou a ser apontado como favorito, mas um hábil trabalho de articulação liderado pelo vereador Paulo Porfírio (PR) mudou a situação.

Assediado pelo grupo de Luiz Henrique, o democrata Miguel Romanhuk recebeu do grupo liderado por Porfírio a oferta da presidência da casa. O objetivo de Paulo Porfírio, então líder do Executivo na Câmara Municipal, era evitar que Henrique – integrante declarado da oposição – vencesse a disputa.

Na votação pela mesa, Luís Henrique contou com apoio dos vereadores Haroldo Lima (DEM), Roque Fritzen (PDT), Zé Pequeno (PT) e Zedeca (PMDB). Romanhuk (DEM), por sua vez, teve ao seu lado os vereadores Celso Ferreira (DEM), Celso Vieria (PP), Genílson Kezomae (PR) e Paulo Porfírio (PR). Por ter obtido maior votação que o adversário petebista nas eleições municipais de 2008, o democrata venceu a disputa e assumiu a presidência do Legislativo em 1º de janeiro deste ano. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109184/visualizar/