Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 09:46

    Imprimir


O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 1,6% em outubro de 2010, a oitava queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 98,9. Esta sequência de variações negativas sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres, para pessoas físicas, deverão continuar se expandindo, porém num ritmo um pouco mais suave ao longo dos próximos seis meses.

As perspectiva de um novo ciclo de aperto monetário e o aumento do endividamento do consumidor deverão efetuar um contraponto ao avanço da massa real de rendimentos e do grau de confiança dos consumidores, contribuindo para presenciarmos uma evolução positiva, porém um pouco menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo dos primeiros meses de 2011.

Por outro lado, tendo em vista as suas particularidades, as operações de crédito imobiliário (feitas, basicamente, com recursos direcionados), deverão ser menos afetadas por este eventual aperto monetário e, desta forma, continuarão a se destacar em termos de evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas, salientam os economistas da Serasa Experian.
 
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas avançou 0,2% em outubro de 2010, atingindo o valor de 103,8. A seqüência de elevações mensais deste indicador sinaliza que as operações de crédito às empresas com recursos livres continuarão evoluindo favoravelmente durante os meses iniciais de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a continuidade de queda gradual da inadimplência das empresas e o ritmo mais forte do crescimento econômico, após a desaceleração observada durante o segundo e o terceiro trimestres de 2010, deverão sustentar em bases mais sólidas a expansão do crédito às empresas ao longo dos próximos meses, afora os efeitos sazonais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109190/visualizar/