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Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 09:17
Por: Alexandre Alves

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Os quatro contratos que vão garantir a pavimentação de 153 quilômetros da BR-242, ligando o norte do Estado à região do Araguaia, estão sendo assinados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a soma deles é de R$ 135 milhões. A obra conectará a BR-163, em Sorriso, à BR-158.

Um dos contratos foi assinado ontem, com a Top Engenharia, vencedora do lote 02, que prevê a pavimentação de 26,7 km a custo de R$ 25.9 milhões. De acordo com o extrato publicado hoje, no Diário Oficial da União, a construtora terá prazo até 23 de fevereiro de 2012 para concluir o trecho.

O segmento de 153 quilômetros foi dividido em quatro lotes. O lote 01, que compreende o trecho entre Nova Ubiratã e o entroncamento da MT-324, extensão: de 48,3 quilômetros, a vencedora do certame foi o Consórcio Constil/Engeponte, a custo de R$ 41.3 milhões.

O lote 03, do entroncamento com a MT-242 até a fazenda Água Limpa, trecho de 42,3 quilômetros, foi a Trimec – Construção e Terraplenagem, por R$ 39.8 milhões. Já o lote 04, entroncamento com a MT-130 até o entroncamento com a MT-324, extensão de 36,8 quilômetros, quem venceu a disputa foi o Consórcio Dínamo / Paviservice, com o valor de R$ 41.2 milhões.

Cortado por rodovias que cruzam seu território basicamente no sentido Norte-Sul, Mato Grosso ainda não conta com estradas federais que possibilitem o transporte no sentido Leste-Oeste, representando um aumento de percurso nas viagens. A obra garante a implantação de novos eixos estruturantes, beneficiando regiões de alta produtividade em grãos. A construção da rodovia federal vai promover a ligação entre o norte e médio norte do Estado ao Araguaia.

A BR-242 vai encurtar caminhos, beneficiando municípios como Querência, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte. Além disso, vai ser um novo corredor para a exportação da soja produzida no médio norte, possibilitando, futuramente, acesso ao porto de Itaqui, no Maranhão, com redução de até 30% do valor do frete em relação aos portos de Santos e Paranaguá.






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