Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Agosto de 2013 às 08:54
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Nos últimos dias, os termômetros despencaram em Cuiabá e quem sofre bastante com as mudanças climáticas são os moradores de rua. Para esquentar o corpo, eles fazem pequenas fogueiras, se cobrem com papelões e até mesmo consomem drogas. 



Na tentativa de levar um pouco mais de calor a essas pessoas, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) lançou o projeto "Anjos da Noite", que consiste na disponibilização de uma van para fazer o recolhimento e levar os indivíduos às casas de acolhimento da cidade. 



Porém, mesmo com a baixa temperatura, a maioria resiste ao recolhimento noturno feito pelas equipes da Assistência Social e prefere ficar na rua sob a justificativa de garantir a sua liberdade. Estes recebem roupas e cobertores. Já os que aceitam são encaminhados para um dos três albergues da Capital, onde recebem acompanhamento necessário, inclusive, para o mercado de trabalho. "Tentamos fazer um trabalho de convencimento, de conquista e reconstrução destas pessoas", disse o coordenador de Proteção Social, Edilson Rodrigues Proença. 



A iniciativa teve início em julho passado. Deste então, foram realizados 150 atendimentos pela abordagem social, distribuídos 146 cobertores e outras quatro pessoas foram encaminhadas para unidades de acolhimento, registrando um total de 253 atendimentos. 



Conforme Proença, existem 27 pontos de concentração de pessoas em situação de rua na Capital. Entre eles, as praças centrais como Ipiranga, Alencastro e da República, Centro Histórico, bairro Porto, rodoviária e ao longo da avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). 



A região do terminal rodoviário foi um dos locais onde esteve a equipe do Albergue Municipal Manoel Miraglia. "Embora resistentes ao acolhimento, nenhum deles foi agressivo. Eles se negam a ser recolhidos. Nestes casos nós oferecemos cobertores, pois não podemos obrigá-los a pernoitar no abrigo", disse a assistente social Izabel Lopes de Andrade. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10951/visualizar/