O Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se colocaram nesta quinta-feira em apoio ao Rio de Janeiro, que passa por violentos conflitos com o crime organizado. Por meio de comunicado assinado pelo presidente das duas entidades, Carlos Arthur Nuzman, os órgãos indicaram "plena confiança" na política de segurança da cidade.
Além disso, o dirigente afirmou que o evento ocorrerá com "total clima de segurança". Rio 2016 e o COB se unem à Fifa e ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, que afirmaram acreditar na administração carioca pensando nos Jogos Olímpicos de 2016 e na Copa do Mundo de 2014.
Confira a seguir na íntegra o comunicado de Nuzman:
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e o Comitê Olímpico Brasileiro, diante dos episódios que ocorrem no Rio de Janeiro, vêm a público manifestar o total apoio à política de segurança pública que está sendo conduzida com firmeza pelo governador Sergio Cabral e pelo seu secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Reiteramos a plena confiança no projeto de pacificação no Rio de Janeiro, que vem sendo realizado sob a liderança e autoridade do governador Sergio Cabral, através de um planejamento responsável e criterioso, visando benefícios para toda a população no curto, médio e longos prazos.
O respaldo da sociedade civil e da população do Rio de Janeiro, nesse momento, representa mais uma clara demonstração de que a política de segurança pública do Governo do Estado está no caminho certo.
Ratificamos ainda a nossa total confiança na excelência do projeto de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, elaborado em parceria com os governos federal, estadual e municipal e aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional. Dessa forma, podemos assegurar que os Jogos, em 2016, bem como os eventos-teste que serão realizados em 2015, transcorrerão em total clima de segurança.
Carlos Arthur Nuzman
Presidente
Comentários