PF prende 36 durante operação em cinco Estados e no Paraguai
A Polícia Federal prendeu 36 pessoas por suspeita de tráfico de drogas nesta quinta-feira, após deflagrar uma operação em cinco Estados brasileiros e no Paraguai.
Durante a operação, denominada Matrix, também foram apreendidos mais de R$ 200 mil e 24 veículos, além de quatro armas e munições. A ação ocorreu paralelamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no país vizinho.
Mais de 250 policiais federais trabalharam na operação, cujas investigações começaram há cerca de dois anos. A ação contou com o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.
Durante esse período, os policiais levantaram informações de que que um grande traficante brasileiro, preso no Presídio Nacional de Tucumbu, em Assunção, no Paraguai, era o articulador do envio mensal de meia tonelada de pasta-base de cocaína para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de grande quantidade para outros Estados.
A droga, segundo a PF, era transportada do Paraguai por estradas, escondida em veículos, ou em pequenos aviões, que arremessavam pacotes para serem recolhidos por outros traficantes ligados ao grupo. Um desses lançamentos foi interceptado pela Polícia Federal na região de Uruguaiana, em 22 de julho deste ano, ocasião em que foram apreendidos 61 kg de cocaína.
De acordo com a PF, o traficante foi preso pela Polícia Federal brasileira em 1994 mm Balneário Camboriú (SC), acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O governo brasileiro já solicitou a sua extradição, que deverá ser reforçada com novo mandado de prisão expedido pela Justiça. Também há informações de que o traficante tenha mandado matar um de seus desafetos em julho deste ano.
Comentários