Senado aprova realização de concurso para 180 vagas
O Senado decidiu nesta quinta-feira abrir concurso público para preencher 180 novas vagas antes de concluir a reforma administrativa anunciada em meio à crise que atingiu a instituição no ano passado. A Mesa Diretora do Senado autorizou nesta quinta-feira a realização do concurso, em 2011, mas não definiu as áreas técnicas que serão preenchidas pelo concurso.
A Casa tem atualmente 6424 funcionários, entre efetivos, comissionados e terceirizados --mas a direção do Senado argumenta que as novas vagas são necessárias para substituir servidores que têm aposentadoria prevista para 2011.
"Esse concurso não vai suprir as nossas carências. Este ano temos cerca de 140 aposentadorias. Nossa expectativa para o ano que vem são 500 aposentadorias", disse o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário do Senado, disse que existem áreas com deficiência de pessoal na Casa. "Essa área de tecnologia, de informática é uma área nova, então ainda precisa de alguns ajustes."
Tajra admitiu que a contratação dos novos servidores não implica necessariamente na redução de servidores comissionados --que estão diretamente subordinado aos parlamentares-- nem dos terceirizados, contratados sem concurso.
"Pode eventualmente reduzir, mas como não sabemos as vagas para que as áreas vão ser afetadas, poderemos dizer se eventualmente implica em redução de terceirizado."
A Mesa não decidiu a data para o concurso, nem a instituição que será contratada para aplicar as provas. A expectativa é que as provas sejam realizadas no segundo semestre do ano que vem para os níveis médio e superior.
Comentários