Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 24 de Novembro de 2010 às 08:33
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Mato Grosso está participando do 2º Encontro Técnico de Segurança Pública para a Copa de 2014, evento organizado pelo Ministério da Justiça em Brasília para prover todas as sedes da Copa, incluindo Cuiabá, de orientações para implementação de estruturas de segurança e até esquemas antiterror (inspirados no modelo norte-americano pós-11 de setembro).

Representante do Estado, o secretário-adjunto de Segurança Pública Alexandre Bustamante, explica que Cuiabá será beneficiada após o encontro técnico com um plano de integração entre as polícias de todos os estados, envolvidos ou não com a Copa. Basicamente, consiste numa maneira de organizar os recursos para promover estrutura digna de um evento mundial sem prejudicar o orçamento.

Por exemplo, se Mato Grosso não dispõe de polícia montada suficiente para o esquema de segurança da sub-sede, o encontro sugere parcerias e esquemas de cooperação como a vinda de policiais de outros estados que não estejam ocupados com o Mundial e possam emprestar pessoal e equipamentos. Caso contrário, cada Estado com sede teria de gastar com contratações e equipamentos que poderiam cair em desuso após 2014.

Tendo em vista a necessidade de se investir em esquemas antiterror, aí os custos se mostram de fato elevados. Segundo Bustamante, representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil apresentaram o modelo adotado pelo governo norte-americano contra o terror após os atentados de 11 de setembro de 2001, mas também estão contribuindo com os estados em seus projetos de estrutura preventiva a essas situações.

Até o momento, de acordo com o protocolo assinado por Mato Grosso com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a segurança pública em 2014 será contemplada com obras de estrutura, compra de equipamentos, contratações e qualificação. Para a estrutura, a maior obra prevista é a do Centro de Comando de Controle, uma espécie de Ciosp aprimorado, que incluiria também setores de inteligência, sala de gerenciamento de crises, tecnologia da informação e centro de operações.

Sobre os equipamentos, Bustamante cita que é necessário unificar os materiais utilizados pelas polícias no país, como uniformes. Alguns dos equipamentos foram utilizados nas Copas da Alemanha e da África do Sul, além de outros de origem israelense e norte-americana.

A respeito de contratações e qualificação, entretanto Bustamante não define ainda qual a defasagem do efetivo de policiais no Estado, tendo em vista as necessidades da Copa – embora o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, já tenha apontado este ano a necessidade de aumentar o efetivo em 65%. Apesar das indefinições, Bustamante afirma que as conversas estão avançadas e que o caderno de competências a ser homologado ao fim do encontro ajudará Mato Grosso a ter tanta estrutura de segurança quanto os demais estados durante o Mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109961/visualizar/