A escultura “Parque elétrico” foi criada por estudantes da Escola Estadual Joaquim Marques. Alunos de Cuiabá recebem menção honrosa
Vencedores do Energias do Mundo em MT são de Araputanga
O resultado do concurso cultural Energias do Mundo já está disponível no site www.energiasdomundo.com.br. Em Mato Grosso, a obra vencedora foi a escultura “Parque elétrico”, criada por estudantes da Escola Estadual Joaquim Marques, no município de Araputanga (350 km de Cuiabá). Os alunos utilizaram peças de alumínio, ferro e outros metais para criar um parque de diversões em miniatura. Eles receberão como prêmio câmeras fotográficas digitais, enquanto o professor responsável ganhará um notebook.
Outro grupo do Estado receberá uma menção honrosa: são os alunos da Escola Municipal Francisval de Brito, em Cuiabá, pela liberdade artística e apropriação de conceitos arte ambiental na escultura “Reação”.
Ao todo, foram inscritos 376 trabalhos sobre o tema "A história das energias do mundo: passado, presente e futuro", no concurso que abrangeu 578 municípios brasileiros. Mato Grosso teve 32 trabalhos artísticos inscritos.
Nacional – O grande vencedor do concurso foi a instalação artística “Energia de serragem”, produzida por alunos da Escola Municipal Maria da Conceição Figueira, de Santarém (PA). O trabalho foi selecionado entre os cinco ganhadores regionais.
Além das câmeras digitais e do computador, os vencedores nacionais receberão um kit com livros sobre arte e meio ambiente. A escola onde estudam será visitada por educadores da Associação Cidade Escola Aprendiz, que realizarão oficinas artísticas dirigidas a toda a comunidade.
Concurso – O Energias do Mundo premiou trabalhos artísticos produzidos por grupos de 2 a 4 alunos nos estados do Pará (região 1), Mato Grosso (região 2), Mato Grosso do Sul (região 3), Tocantins (região 4) e alguns municípios de Minas Gerais, São Paulo e Paraná (região 5). Os participantes exploraram técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho e demais linguagens ligadas às artes visuais.
O concurso ofereceu possibilidades para professores e alunos estabelecerem reflexões e práticas sobre a história das energias que movem o mundo, ampliarem conhecimentos sobre o meio ambiente e promoverem a livre expressão artística no ambiente escolar. Além disso, essa experiência pedagógica estimulou a realização de atividades que unem história, meio ambiente e arte como instrumentos de sensibilização e transformação.
O Energias do Mundo é um projeto educativo patrocinado pela Cemat e demais empresas da Rede Energia, com recursos da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Ele foi realizado em parceria com a Casa Redonda Produções, a ONG Associação Cidade Escola Aprendiz e as Secretarias de Educação de Cuiabá (SME) e de Mato Grosso (Seduc).
Comentários