Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 17 de Novembro de 2010 às 14:42

    Imprimir


Jim Lo Scalzo/Efe
O presidente americano, Barack Obama, entrega Medalha de Honra ao sargento Salvatore Giunta
O presidente americano, Barack Obama, entrega Medalha de Honra ao sargento Salvatore Giunta

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou nesta terça-feira a Medalha de Honra ao veterano do Afeganistão Salvatore Giunta, 25, que se tornou o primeiro militar vivo a receber a mais alta condecoração do Exército americano desde a Guerra do Vietnã (1959-1975). 

"É meu privilégio dar a mais alta condecoração militar de nosso país a um soldado tão humilde quanto heroico, o sargento Salvatore A. Giunta", disse o presidente, em uma cerimônia no Salão Leste da Casa Branca.

A Medalha de Honra é a máxima condecoração entregue nas Forças Armadas dos EUA, em reconhecimento às ações especiais nas quais destaca o mérito extraordinário em situações de perigo, o auto-sacrifício e o fato de ter posto a própria vida em risco. 

Obama concedeu esta distinção a Giunta por seu "heroísmo" ao conseguir salvar dois companheiros em uma emboscada que sua equipe sofreu em 2007 no vale de Korengal, leste do Afeganistão.

Giunta, que então tinha 22 anos, era especialista e estava a cargo do grupo de tiro. Sua unidade se dividiu durante o tiroteio e foi então quando o soldado entrou no fogo cruzado para salvar dois companheiros feridos que tinham sido feito reféns pelos rebeldes.

Giunta, natural do Estado americano de Iowa, se alistou no Exército em novembro de 2003 e foi enviado duas vezes ao Afeganistão.

O soldado se transformou no oitavo militar a receber a Medalha de Honra por ações meritórias nas operações Liberdade Iraquiana e Liberdade Duradoura, mas será o primeiro que a receberá em vida desde o Vietnã.

Segundo o jornal "Washington Post", o governo americano concedeu 246 Medalhas de Honra durante a Guerra do Vietnã, 133 entre aos que participaram da Guerra da Coreia e 464 aos da Segunda Guerra (1939-1945).





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110614/visualizar/