Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 13 de Novembro de 2010 às 15:51

    Imprimir


Mesmo podendo ser lon­gas, batalhas judiciais se tor­naram costume das empre­sas de tecnologia móvel para garantir suas patentes.

Um dos casos mais recen­tes é o processo ajuizado pela Apple contra a Motorola e seu Droid no fim de outubro, alegando violação de três pa­tentes do iPhone.

A Microsoft também havia processado a empresa por nove patentes que teriam sido violadas pelo sistema Android, plataforma do Goo­gle utilizada em celulares da Motorola.

O Android foi razão de outra ba­talha: a da Apple contra a fabri­cante de celulares HTC, que também utiliza o sistema. Seus aparelhos teriam desrespeitado 20 paten­tes, como a "liberação do aparelho por meio de gestos sobre imagem que represen­ta destravamento", recurso comum em smartphones.

Há casos resolvidos por acordo, como o da Kodak contra a Samsung e a LG por patente ligada à visualização de fotos em câmeras. A solu­ção foi o licenciamento cru­zado de tecnologias, uma es­pécie de troca de patentes.

Mas nem tudo é patente no mundo dos smartphones. Diante de um suposto cartel que regulava preços de telas de LCD para portáteis, a No­kia reagiu e levou concorren­tes como LG, Samsung e Sharp para a Justiça.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110875/visualizar/