1 veículo é roubado a cada 3 horas na Grande Cuiabá
A cada 3 horas um veículo é furtado ou roubado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Nos primeiros 12 dias de novembro, foram registradas 100 ocorrências relacionadas à subtração de motos, carros e caminhões, sendo que 73 unidades foram recuperadas, conforme dados da Polícia Civil.
O delegado Silas Tadeu Caldeira, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERFVA), afirma que 59 casos são relacionados a roubos, ou seja, com emprego de violência contra a vítima, e 41 veículos foram furtados quando estavam estacionados.
Há uma semana, a jornalista R.P., 34, teve o veículo Siena ano 2009/10 roubado quando chegava em casa, no Jardim Tropical. Ela foi rendida por um homem armado quando abria o portão de casa. O carro foi encontrado abandonado e totalmente queimado às margens do Rodoanel. É comum o roubo de veículos para práticas de outros delitos.
A facilidade para desmanche e receptação, a possibilidade de extorquir a vítima, pedindo resgate pelo bem, a chance de levar o veículo para fora do Estado e a falta de efetivo policial também contribuem para o alto índice de roubos e furtos de veículos em Cuiabá e Várzea Grande.
Porém, o delegado considera que o número de recuperações é satisfatório. Caldeira destaca que foram levados 50 carros e 50 motos nas duas cidades. Destes, foram encontradas 26 motos, 40 carros, 6 caminhões e um chassi.
O delegado explica que a população pode ajudar a Polícia a tentar minimizar os casos de roubos e furtos. Uma das maneiras é denunciando movimentações estranhas de veículos na vizinhança em que mora. Caldeira destaca que é preciso haver união da sociedade, que atualmente prefere se isolar por entender que o problema não é dela. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e todas são checadas. Bocas de fumo também costumam receptar veículos ou parte deles, por isso a existência de locais suspeitos de tráfico de drogas também devem ser informados à Polícia.
Quanto à prevenção, Caldeira orienta que os proprietários de veículos devem ficar atentos aos locais que estacionam seus carros e motos, procurando deixá-los, preferencialmente, em estacionamentos. Quando não for possível, é aconselhável colocá-los em ruas movimentadas, próximos à câmeras de segurança. O uso de alarmes e travas também inibe a ação dos bandidos.
Comentários