Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 18:52

    Imprimir


O juiz da Comarca de Arenápolis (258km a médio-norte de Cuiabá), Alexandre Delicato Pompado, determinou em caráter liminar a suspensão do abate de bovinos e suínos em um abatedouro localizado na área rural do município. O abatedouro não possuía alvará de funcionamento e o local não contava com condições sanitárias mínimas. Para assegurar o cumprimento da determinação, foi fixada multa de R$ 1 mil reais por dia em caso de descumprimento.

A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual que pedia, além da suspensão do abate, o fechamento do abatedouro tido como clandestino. De acordo com os autos, o setor de Vigilância Sanitária de Arenápolis se deparou com um tanque contendo água suja e parada, com ave morta exalando mal cheiro, chiqueiro instalado nas proximidades do local do abate, esgotamento de dejetos sem encanamento, além de moscaria comprometendo inteiramente o ambiente.

“O fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação está patente no caso concreto, pois a destinação das carnes oriundas sem a devida fiscalização da Vigilância Sanitária poderá causar danos à saúde da população local, além de que o abate de animais sem as condições sanitárias e tecnológicas poderão causar danos ao meio ambiente”, ressaltou o magistrado ao justificar o deferimento da liminar.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110937/visualizar/