Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 15:22

    Imprimir


A FINEP comemorou na quinta-feira (11/11) os 10 anos do Inovar, programa ligado à área de Venture Capital que fez decolar esta indústria no Brasil. Desde a sua criação, em 2000, o Inovar comprometeu cerca de R$ 3 bilhões para investimento. Já são 78 empresas investidas e um total de 25 fundos com a participação da Financiadora. Além do aniversário, foram anunciados os vencedores do Prêmio Inovar 2010, ação da FINEP e dos parceiros Investidores* que visa reconhecer os esforços de empresas gestoras de fundos de Venture Capital, além de promover uma cultura de excelência na gestão destes fundos.

A disputa nas três categorias - Governança, Equipe e Operação - foi bastante equilibrada. Saíram vitoriosos a Stratus com o fundo Stratus GP (Categoria Governança), a BRZ Investimentos, que é a firma gestora do FIP Logística Brasil (Categoria Equipe), e a CRP - Companhia de participações, que abriga o fundo SP TEC, entre outros, em sua carteira (Categoria Operação).

"Chegou a hora de o Brasil dar o seu salto e a inovação está na agenda de prioridades" , disse Eduardo Costa, Diretor de Inovação da FINEP, que abriu a cerimônia de premiação salientando a importância do mercado de Venture Capital no atual estágio da economia.

A Oficial Sênior de Investimentos em Venture Capital para a América Latina do FUMIN, Fundo Multilateral de Investimentos do BID - patrocinador da iniciativa -, Susana García-Robles, exaltou o valor do Inovar para o Cone Sul: "O programa lançou as bases da cultura do capital de risco no Brasil e, agora, já virou um modelo a ser seguido", acredita.

Lançada em setembro, a premiação fecha um ciclo vitorioso do Inovar, e traz um reconhecimento inédito aos esforços de empresas gestoras de fundos de Seed, Venture Capital e Private Equity, além dos profissionais dessa indústria atuantes no Brasil. Ao todo, 17 investidores participaram do processo seletivo nas três categorias em disputa.

Puderam concorrer empresas gestoras de fundos, constituídos, no mínimo, há dois anos, segundo as instruções CVM 209 ou 391, e que fossem não-proprietários e não-exclusivos. As firmas gestoras puderam realizar mais de uma inscrição nas categorias Governança e Equipe para diferentes fundos em atividade, e na categoria Operação para diferentes operações de investimento e desinvestimento em empresas, realizadas por um mesmo fundo ou por fundos diversos.

- É com emoção que olhamos pra trás e recordamos as dificuldades iniciais para estabelecermos uma ação para o capital empreendedor. Hoje, as empresas inovadoras contam com um programa dinâmico, pronto para garantir um caminho para negócios promissores e aquecer a economia do país - afirmou Patrícia Freitas, superintendente da Área de Investimentos da FINEP.

Números do Inovar

Desde o começo do Inovar, foram realizadas 11 chamadas, nas quais 141 propostas foram recebidas e 89 aprovadas para due diligence, espécie de análise aprofundada. Com isso, 18 fundos de venture capital e private equity foram aprovados.

O Inovar Semente teve a sua primeira chamada realizada em 2006. Em cinco chamadas, foram feitas 37 apresentações de firmas gestoras, das quais 22 foram selecionadas para due diligence. Por intermédio desta ação, a FINEP já aprovou sete fundos.

Dos 25 fundos aprovados somadas as chamadas do Inovar Fundos e do Inovar Semente, 18 estão em operação, seis em fase de captação e um fundo completamente desinvestido.

* São parceiros Inovar: o BID/FUMIN, a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (B&FBovespa), a Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (ELETROBRÁS), a Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (FACHESF), a Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (FAPES), a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), a PETROS, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), a Fundação CESP, a FIBRA, fundo de pensão patrocinado pela Itaipu Binacional, a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco Nacional do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110957/visualizar/