Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 15:09

    Imprimir


A União Europeia (UE), por meio de sua alta representante de Política Externa e de Segurança Comum Catherine Ashton, e o Irã retomarão o diálogo sobre o programa nuclear da República Islâmica em 5 de dezembro, em um lugar que ainda não foi definido.
Foi o que afirmou nesta sexta-feira a porta-voz da chefe da diplomacia europeia, que atua em nome do grupo 5+1 - formado pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha.

A preferência de Catherine é que este primeiro rodízio de encontros, no qual se retomará o diálogo sobre questões nucleares com o Irã após mais de um ano, aconteça em Viena ou, de forma alternativa, na Suíça.

A resposta da UE feita por carta, à qual a Agência Efe teve acesso, indica que "não é possível" para Catherine realizar a reunião em Istambul, tal como tinha proposto o Irã.

As conversas começariam com um jantar no dia 5 de dezembro, continuariam no dia 6 e terminariam no dia 7 com uma entrevista coletiva, segundo a proposta europeia.

A resposta da alta representante da União Europeia foi enviada ao Irã após uma série de consultas com os países do 5+1 e é, por enquanto, o último episódio na série de comunicações entre Bruxelas e Teerã.

A troca de mensagens para tentar retomar o diálogo começou em julho. Em outubro, Catherine propôs formalmente se reunir com o negociador-chefe iraniano, Saeed Jalili, a partir de 15 de novembro em Viena.

As autoridades iranianas atrasaram sua resposta e, antes, acertaram por conta própria com o Governo da Turquia realizar as reuniões em Istambul.

De fato, o Ministério de Exteriores turco chegou a confirmar na semana passada que acolheria a reunião nessa cidade.

A Turquia participou em maio, junto ao Brasil, das negociações com o Irã para acertar um acordo sobre troca do combustível nuclear iraniano no exterior, segundo o qual a República Islâmica enviaria urânio pouco enriquecido ao exterior e o receberia de volta enriquecido ao nível de 20% de pureza.

A carta europeia enviada nesta sexta-feira considera adequado adiar a data do início das conversas para 5 de dezembro, a fim de "ter tempo suficiente" para preparar discussões produtivas, tanto sobre o programa nuclear iraniano como sobre outros assuntos que Jalili "possa querer colocar".

As conversas seriam as primeiras em um ano, depois de, em novembro de 2009, o Irã rejeitar uma proposta de Estados Unidos, Rússia e Reino Unido para a troca de urânio no exterior.
 





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110959/visualizar/