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Economia
Quarta - 10 de Novembro de 2010 às 20:04

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A empresa fluminense de energia Light quase dobrou seu lucro líquido no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, superando as expectativas do mercado.

Entre julho e setembro, a companhia teve ganho de R$ 131 milhões, alta de 94,8% em relação aos mesmos meses de 2009. O número ficou acima das estimativas do mercado, que previa, em média, lucro de R$ 124,5 milhões.

No ano, o lucro líquido acumulado é de R$ 350 milhões, valor 2% inferior na comparação anual.

"O resultado do terceiro trimestre foi impactado pela reversão de provisão referente ao êxito da Light na causa judicial requerida pela CSN, com o efeito líquido de R$ 39,8 milhões, já deduzidas as custas judiciais", afirma a Light em comunicado.

Por outro lado, segundo a companhia, o resultado no mesmo período do ano passado foi impactado pela variação cambial no passivo da Light SESA com a offshore LIR, que aumentou o Imposto de Renda e Contribuição Social em R$ 29,7 milhões no período.

"Desconsiderando os efeitos não-recorrentes nos dois trimestres, o lucro líquido do terceiro trimestre de 2010 teria sido de R$ 91,5 milhões, 5,8% menor que no terceiro trimestre de 2010", afirma a empresa.

Já o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 337 milhões, alta de 21,6% na comparação anual, "resultado principalmente do bom desempenho do mercado no período e da reversão de provisão de ação judicial no montante de R$ 61,7 milhões".

Assim como o lucro, a geração de caixa também superou a previsão dos analistas, de R$ 313,7 milhões. No ano, o Ebitda acumulado é de R$ 969 milhões, avanço de 14,3%.

A receita líquida, por sua vez, totalizou R$ 1,434 bilhão, alta de 17,6% ano a ano. De acordo com a Light, a alta é consequência do aumento de 3,1% no consumo total de energia no trimestre.

A previsão média para a receita líquida segundo os analistas consultados pela Reuters era de R$ 1,309 bilhão.

O crescimento no mercado total da Light foi resultado do "expressivo crescimento de consumo no mercado livre, devido ao crescimento econômico, além da migração de clientes do mercado cativo".

No mercado cativo, a Light registrou estabilidade na comparação anual, "pela combinação dos crescimentos de 0,9% e 3,4% observados nos segmentos residencial e outras classes [poder público, serviço público e rural], respectivamente, com retração de 9,6% do consumo no segmento industrial", afirma a companhia.





Fonte: Reuters

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