Google apela a usuários em disputa virtual contra o Facebook
O Google adicionou algumas questões a fim de mobilizar os usuários na briga da companhia com o Facebook sobre identidade na internet.
Agora, de acordo com o site da revista Wired desta quarta-feira (10), o Gmail emite alertas aos usuários que tentam importar os respectivos contatos no Facebook, no qual informa que o site de relacionamentos está "guardando seus dados e contatos sobre seus amigos".
O alerta aparece sempre que um usuário do Facebook tenta adicionar amigos por intermédio da aplicação do Google para o Facebook. No final da semana passada, o Google bloqueou o uso desse serviço para o Facebook, sob alegação de que o site de relacionamentos não retribuía de forma justa.
A empresa acusou o Facebook diretamente de se aproveitar dos dados de contatos do Google sem permitir a importação automática e uso dos dados de usuários da rede social.
O Facebook reagiu, dando a usuários uma configuração que permitia padronizar a exportação do catálogo de endereços aos formatos do site.
"Por que essa briga agora?", questiona a "Wired". "Bem, endereços de e-mail não são apenas uma maneira de escrever para uma pessoa que você conhece. Eles servem como um identificador único, não diferente do número de Segurança Social ou o número da carteira de motorista, dentro dos sites sociais que você usa para se conectar a outros usuários", explica.
"O Facebook está fingindo que está olhando para além dos seus usuários, quando, na verdade, ele está agindo como o jogador dominante no mercado que é --usando a sua vantagem como a maior rede social para obrigar os outros a jogar pelas regras que estabelece. O que leva a uma inevitável conclusão: se o Facebook não permitir você exportar suas conexões com quem quer que seja, [o site] está reivindicando para si a sua identidade", diz a revista.
Comentários