Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 10 de Novembro de 2010 às 16:07

    Imprimir


 Definido no último final de semana, o Campeonato Sueco ganhou capítulos de mistério nesta quarta-feira. Detentor do troféu após a vitória por 2 a 0 sobre o Mjällby, o Malmö terá que devolver a taça para a Federação Sueca de Futebol solucionar um mito. De acordo com a entidade, a taça possui uma "inscrição secreta", a qual será revelada nos próximos dias, em decorrência da morte de Ingemar Eklund, prateiro responsável pela confecção da honraria .

Objeto de desejo dos times suecos desde o ano 2001, o troféu desenhado por Eklund ganhou uma notoriedade maior na última quinta-feira, quando Peter Gustafsson, amigo do artista, contou à imprensa local sobre a existência de uma mensagem interna na taça.

Segundo o delator, o troféu do campeonato nacional possui uma inscrição interna que mostra o time do coração do projetista: o Hammarby, campeão do país em 2001 e que atualmente ocupa a segunda divisão. Mas, de acordo com Gustafsson, o artista na hora de esculpir o troféu utilizou um apelido carinhoso para exaltar sua paixão: "Bajen forever" (Bajen - como é conhecida a equipe - para sempre"

A opção da Federação Sueca em tomar posse do troféu para abri-lo causou polêmica no país. A filha de Ingemar, Marie Eklund, mostrou-se contrária à decisão. "Eu penso que isso é um desperdício de dinheiro. Querem fazer isso, ao invés de colocar milhares de Coroas Suecas (moeda local) na juventude esportiva. Isso é ridículo", disse.

No entanto, a reprovação da família do criador não intimidou a entidade máxima do futebol sueco. A curiosidade para encerrar o mito armado por Eklund é maior.

"Pode ser um rumor, uma possibilidade, ou um mito a verdade de que está escrito dentro deste troféu as palavras Bajen forever (Bajen para sempre). Não sabemos se é este o caso, acreditamos que é um mito, mas decidimos que vamos descobrir isso", sentenciou o secretário geral da Federação Sueca, Mikael Santoft.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111183/visualizar/