Prefeitura de Cuiabá lança edital de licitação
Depois de muitas cobranças e reclamações, a prefeitura lançou o edital de licitação para contratar a empresa que fará a coleta de lixo em Cuiabá nos próximos anos. O objetivo, segundo o prefeito Chico Galindo, é que processo seja concluído até o final do ano. "O prazo para as empresas apresentarem as propostas é de 30 dias. Se após isso, não haver nenhum recurso, a nova empresa assume a coleta".
O edital também exige mais da empresa que ficará responsável pelo serviço, tendo em vista os inúmeros problemas enfrentados por moradores nos últimos meses. Em muitos bairros o lixo fica acumulado em frente das residências por mais de uma semana.
A contratação de uma empresa por meio de licitação foi exigida pelo Ministério Público. No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a prefeitura, o MP estipulou o prazo de 6 meses para que a licitação fosse feita. O prazo encerra em janeiro, quando também vence o contrato com a empresa Delta, responsável pela coleta de lixo atualmente.
O edital exige que a empresa que vencer a licitação disponibilize 30 caminhões para o serviço, 15 com capacidade para 9 toneladas (chamados de toco) e 15 "trucados" (com um eixo a mais), que chega a 16 toneladas cada. "Hoje nós temos somente caminhões toco, com isso vamos aumentar a capacidade de captação".
Com as mudanças, os veículos terão capacidade para transportar até 330 toneladas, além de aumentar o número de trabalhadores. Serão 8 servidores por caminhão, divididos em 2 turnos.
Outra exigência é que a empresa disponibilize caçambas para fazer a coleta do lixo produzidos nas cerca de 130 feiras e mercados populares da capital. "Assim não vamos mais ter reclamações destes lugares, que produzem uma grande quantidade de lixo. As caçambas atenderão prioritariamente estes locais".
Comentários