Estado passará a contar com eleição biométrica em 2012
Na abertura do evento, o presidente do TRE-MT agradeceu o empenho do prefeito Dimorvan Alencar, de todos os servidores do município e da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, na importante missão de realizar a revisão biométrica. "Não se pode negar a importância deste trabalho para aumentar ainda mais a segurança e agilidade do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral é um modelo para a sociedade e para a coletividade", disse o desembargador.
A revisão biométrica é obrigatória para os eleitores domiciliados em Campo Verde. Quem não comparecer para realizar a operação poderá ter seu título de eleitor cancelado. Já em 2012, os cidadãos de Campo Verde irão escolher o próximo prefeito e os vereadores por meio da urna biométrica, que só recebe o voto do eleitor que tiver as impressões digitais cadastradas no equipamento.
Atendimento
O TRE-MT está preparado para atender uma média de 1 mil eleitores por dia no ginásio Joubert Romancini, em Campo Verde. O atendimento será entre os dias 9 de novembro e 8 de dezembro, das 9 às 18 horas, de segunda a sábado. Por exigência do TSE, o eleitor deve levar os documentos pessoais e um comprovante de residência (qualquer comprovante, seja de conta de luz, água ou telefone emitido entre agosto de 2009 e agosto de 2010). No ato da revisão biométrica, o eleitor já receberá seu novo título, que será igual ao anterior (sem foto).
No Brasil
Mais de 1 milhão de eleitores brasileiros votaram em urnas com leitor biométrico, nas Eleições Gerais de 2010. A votação em urna biométrica já acontece em 60 municípios, espalhados por 23 estados brasileiros.
O Tribunal Superior Eleitoral espera que, até 2018, todos os municípios brasileiros realizem eleições por meio da urna biométrica. O objetivo é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor. A nova tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC).
Comentários