MT: coligações registram candidaturas em eleições suplementares
As eleições suplementares marcadas para o dia 5 de dezembro nos municípios de Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio estão movimentando a política local. Nas cidades, os partidos políticos já se articularam para eleger os prefeitos que comandarão o Poder Executivo dos municípios até o final do ano de 2012.
Em Poconé, cidade pantaneira a pouco mais de 100 km de Cuiabá, seis chapas concorrem às vagas que foram abertas após a cassação do prefeito eleito em 2008.
Concorrem isolados o Partido da República, com os nomes de Pedro Fontes Filho e Aécio Dias de Arruda, candidatos a prefeito e vice respectivamente; o Partido dos Trabalhadores, que apresentou as candidatas Nilce Mary Leite e Maria Rosa Rondon (vice); e o Partido Democrático Trabalhista, que apresentou os nomes de Rodemilson Gonçalo Barros e Benedito Edimar Sales (vice).
Outros partidos do município decidiram concorrer unindo forças com outras agremiações políticas, como PSDB, que se uniu ao Partido Trabalhista do Brasil, formando a coligação "Avança Poconé", que submeteu os nomes de Ornella Rosária Proença Falcão e Wanderson Sebastião Barbosa Bastos para avaliação popular.
Outra coligação que concorre à vaga de prefeito e vice de Poconé é formada pelos partidos Democratas, PPS, PSL, PSB e PV. Denominada "Poconé mais forte", a coligação concorrerá com os candidatos Arlilndo Márcio Morais e Cybelle Silva Gahyva Eubank, candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente.
Já a coligação "Compromisso com Poconé" é composta pelo Partido Progressista e pelo Partido Trabalhista Brasileiro, que tem como candidatos Ney Rondon Marques e Amedir Aparecido Zulli.
Campos de Júlio
A disputa para eleger o novo prefeito do município de Campos de Julio, distante 730 km da Capital, vai contar com a participação do Partido Progressista, que submeteu os nomes de Bruno Jonk Neto e Geraldo Marcolin; e do Partido dos Trabalhadores, que concorrerá com os candidatos Drivil Machado e Raimundo Pinheiro Nunes, respectivos candidatos a prefeito e vice-prefeito.
Os partidos PSDB, DEM, PSB e PR se uniram para formação da coligação "Todos por Campos de Júlio", que concorrerá com os candidatos Dirceu Martins Comiran, para o cargo de prefeito, e Dorildo Neses de Moura, para o cargo de vice-prefeito.
A eleição em Campos de Julio será dirigida pelo Cartório da 61ª Zona Eleitoral de Comodoro. A Zona Eleitoral será responsável pelas atividades eleitorais de Campos de Júlio até que o Tribunal Superior Eleitoral homologue o remanejamento de zonas eleitorais aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso no último dia 4 de novembro.
Novo Mundo
As eleições municipais em Novo Mundo, município da região norte do Estado, serão dirigidas pelo cartório da 44ª Zona Eleitoral, cuja sede está instalada em Garantã do Norte. O cartório registrou três pedidos coletivos de candidaturas e um pedido individual, formulada pelo próprio candidato.
A coligação "Construir o Presesente e Planejar o Futuro", formada pelos partidos PMDB, PSDB e PP concorrerão com os candidatos Valério Ortêncio Savedra, para candidato a prefeito, e Valdori Garcia Roca, para candidato a vice.
O PSS concorrerá isolado, submetendo os nomes de Sideny Júlio de Oliveira, candidato a prefeito, e Elson Roberto Munaro, candidato a vice, para avaliação da população da cidade.
Já a coligação "Novo Mundo mais Forte", deverá aguardar o julgamento os pedidos apresentados à Justiça Eleitoral. A coligação apresentou documentação dos partidos PDT, PSDB, PTB, PT e PR, que formariam a chapa encabeçada por José Ademir Tesk e José Hélio Ribeiro como candidatos a prefeito e vice.
A chapa da coligação está sob a análise do magistrado, pois os candidatos Wilian Fernandes da Silva e Fábio Jussek da Silva apresentaram um pedido de registro individual em nome do PTB. Com o conflito, a juíza titular da 44ª Zona, Leilamar Aparecida Rodrigues, deverá avaliar a validade dos pedidos de candidatura levando em consideração a composição e as atas de convenção do diretório municipal do PTB.
Comentários