Judiciário de Mato Grosso contribui com formação profissional
O Poder Judiciário de Mato Grosso integra o grupo de instituições públicas no País que oferece oportunidade de aprendizado profissional a estudantes de curso superior, ensino médio e profissionalizante por meio do Programa de Estágio Curricular Remunerado. Anualmente, 870 vagas de estágio são disponibilizadas pela Administração do Tribunal de Justiça para atender demanda dos setores envolvidos na prestação de serviços jurisdicionais e áreas afins, junto à sede do Poder Judiciário Estadual e às 79 comarcas do Estado.
O estágio representa uma fase importante da vida do futuro profissional e serve, em muitos casos, como o primeiro contato do aluno com o dia-a-dia da profissão que irá exercer. De acordo com a diretora de Recursos Humanos do TJMT, Salma Catarina Barbato Paiva, no âmbito do Poder Judiciário, há uma predominância de estudantes do curso de Direito, seguido pelas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Processamento de Dados, Ciências da Computação e Recursos Humanos. Outras áreas também estão representadas como Enfermagem, com os estudantes acompanhando os procedimentos no Ambulatório Médico do Tribunal de Justiça.
Segundo a diretora de RH, no estágio, além de colocar em prática os ensinamentos teóricos recebidos no curso, o estudante tem a possibilidade de mostrar o próprio trabalho. “Os estagiários que se destacam pelo conhecimento, empenho nas tarefas e capacidade de socialização são disputados dentro da instituição”, revelou.
Conforme estabelecido na Portaria nº 667/2010 da Presidência do TJMT, o contrato de estágio tem duração de 12 meses, sendo prorrogável por igual período, não podendo exceder o período de dois anos. Para os estudantes do ensino superior, a jornada diária é de seis horas; já os estagiários do ensino médio e profissionalizante precisam cumprir quatro horas ao dia. Todos recebem bolsa auxílio e também auxílio transporte, além de férias remuneradas. Os estagiários são avaliados trimestralmente pelo coordenador da área ou chefe imediato. Ainda de acordo com a portaria, o quadro de estagiários nas comarcas é determinado de acordo com a quantidade de processos e número de varas judiciais.
O preenchimento das vagas de estágio no TJMT e nas Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande são de responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Já as vagas nas comarcas do interior estão a cargo do Instituto Euvaldo Lodi ( IEL). Em função de o CIEE armazenar o banco de dados dos estagiários, a diretora do TJMT recomenda aos interessados que procurem o Centro de Integração para informações e inscrições.
Comentários