Mais de 11 mil eleitores se ausentaram em Barra do Garças
Foi alto o índice de abstenção no segundo turno da eleição presidencial em Barra do Garças. Dos 40.734 eleitores aptos a votar, 11.710 eleitores não compareceram às urnas no último domingo, superando os 9.536 que deixaram de votar no primeiro turno. O número foi considerado alto pela Justiça Eleitoral, que neste ano investiu nas campanhas de conscientização do voto.
Apesar das abstenções, a eleição foi tranquila em Barra do Garças. A Polícia Militar registrou apenas a detenção de duas pessoas, um comerciante e um consumidor. O flagrante foi à venda e o consumo de uma lata de cerveja. Os dois foram encaminhados a Central de Atendimento para o registro do boletim de ocorrência. “Eu não recebi nenhum comunicado dizendo que não podia vender bebidas”, justificou o comerciante, que não quis ter o nome divulgado.
“Nem parece que foi eleição. A calmaria foi total. Me deu sono”, disse uma mesária que trabalhou na Unidade Descentralizada da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Secitec.
Já o juiz eleitoral José Antônio Bezerra considerou a eleição tranquila. Ele elogiou o comportamento do eleitorado que soube exercer o seu papel de cidadão. “Tudo transcorreu na maior tranqüilidade”, ressaltou. Para o segundo turno o mesmo esquema de segurança foi adotado, com exceção do isolamento dos locais de votação, como ocorreu no primeiro turno.
Em Barra do Garças, a candidata do PT, Dilma Rousseff venceu as eleições 14.574 votos (52,50%) contra José Serra 13.188 votos (47,50%). 770 votaram nulo, 11.710 não compareceram e 492 votaram em branco.
Comentários