Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 31 de Outubro de 2010 às 10:56

    Imprimir


Operação de regate e ajuda está sendo prejudicada pelo mau tempo
Operação de regate e ajuda está sendo prejudicada pelo mau tempo

Mais de 130 pessoas que estavam na lista de desaparecidos depois do terremoto e tsunami que atingiram a Indonésia nesta semana foram encontradas vivas.

Equipes de resgate descobriram os sobreviventes em abrigos temporários e em pequenas clínicas na ilha de Pagai do Norte.

Mas, outras 160 pessoas ainda estão desaparecidas desde que o terremoto de magnitude 7,7 seguido de tsunami atingiu o remoto arquipélago de Mentawai, próximo à costa da Ilha de Sumatra (oeste da Indonésia), na segunda-feira.

O número de mortos já passa de 400 e o mau tempo e mar instável estão prejudicando os esforços de resgate e a movimentação dos barcos que levam ajuda.

As tentativas de levar as pessoas feridas com mais gravidade e que precisam de cirurgia para a ilha maior, de Sumatra, foram descartadas.

Mais cedo, autoridades indonésias que estão trabalhando nas operações de resgate e ajuda nas Ilhas Mentawai afirmaram que pretendiam incluir helicópteros da polícia e da Cruz Vermelha para ajudar os sobreviventes.

Vulcão

Na sexta-feira, o vulcão Merapi voltou a entrar em erupção e testemunhas afirmaram que, desta vez, a erupção foi ainda mais forte do que a de terça-feira.

As cinzas da erupção foram vistas caindo do céu a uma distância de 30 quilômetros do vulcão, em Yogyakarta.

"Eu estava em uma casa noturna quando um amigo me ligou para avisar que tinha muitas cinzas (no ar). Saí e vi as cinzas caindo do céu como neve", disse o estudante de fotografia da Austrália Matt Burgess à BBC.

Perto da área do vulcão, os moradores ouviram vários estrondos no momento da erupção.

O número de mortos devido à erupção do Merapi subiu para 35. Pelo menos 47 mil pessoas que vivem em volta do vulcão estão em acampamentos do governo ou com amigos e parentes, de acordo com a Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres da Indonésia.

Sistema de alerta

Autoridades no país confirmaram que um sistema de alerta de tsunami, instalado no Oceano Índico após o devastador tsunami de 2004, falhou na segunda-feira.

Clique Leia mais na BBC Brasil sobre a falha no sistema de alerta

O tsunami de cerca de seis anos atrás, considerado uma das piores catástrofes dos tempos modernos, que deixou mais de 250 mil mortos em 13 países, incluindo Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Índia.

O mau tempo que está prejudicando as operações de ajuda às vítimas do tsunami também afetou a região da Ilha da Nova Guiné, no leste da Indonésia, causando inundações e a queda de um avião que trabalhava no resgate de vítimas das enchentes na região.

A aeronave caiu na quarta-feira voltando da cidade de Nabire, na província indonésia de Papua, para a capital, Jacarta, após entregar suprimentos a afetados pelas inundações.

Três policiais morreram e dois estão desaparecidos, segundo o jornal Jakarta Globe.

Em setembro de 2009, mais de mil pessoas foram mortas depois de um terremoto próximo a Sumatra.

Em 1930, uma erupção vulcânica no Merapi destruiu 13 vilarejos e matou mais de mil pessoas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112021/visualizar/