Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 31 de Outubro de 2010 às 10:14

    Imprimir


O governo alemão decidiu suspender os voos de carga vindos do Iêmen, após revelações de que uma
das duas bombas de encomendas para os Estados Unidos passaram a Alemanha, onde foi transferida para outro avião para a Inglaterra.

"O governo alemão decidiu a suspensão imediata de todos os vôos de carga para a Alemanha", disse o ministro do Interior, Thomas de Maizière, neste domingo (31) disse ao jornal "Bild am Sonntag".

A decisão do governo de Berlim segue a mesma linha adotada pela França, que ontem suspendeu todos os vôos de carga do país. No sábado, Maizière tinha assegurado que não havia motivo específico para fortalecer as medidas de segurança, uma situação que mudou depois que foi revelado que o pacote-bomba encontrados em East Midlands Airport (norte da Inglaterra) tinha passado por Colônia.

Segundo o jornal "Bild am Sonntag", as autoridades britânicas receberam um aviso do BKA (Departamento de Pesquisa da Polícia Criminal Alemão, na sigla em alemão) informando-os sobre o pacote suspeito em um vôo de carga. O BKA tinha recebido informações quando o pacote estava na Arábia Saudita, mas não conseguiu parar o voo e as bombas seguiram para o Reino Unido.

SUSPEITA

O Iêmen prendeu neste sábado uma mulher suspeita de envolvimento no envio de pacotes explosivos aos Estados Unidos esta semana, informaram autoridades de segurança iemenitas. Trata-se de uma estudante de Medicina da Universidade de Sanaa, que foi presa junto com a mãe no bairro de Magdab al Faqir, na capital iemenita, segundo fontes policiais. Não foram divulgadas informações sobre o envolvimento da mãe no caso.

"Seus conhecidos me contam que ela é uma estudante quieta, e não havia conhecimento sobre ela ter qualquer envolvimento com grupos religiosos ou políticos", disse Abdel Rahman Burman, advogado de defesa da suspeita.

"Estou preocupado que a garota seja uma vítima, porque não faz sentido uma pessoa que faria esse tipo de operação deixar uma foto de sua identidade e seu número de telefone", acrescentou.

Autoridades de segurança no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos interceptaram ontem dois pacotes suspeitos enviados do Iêmen para os Estados Unidos, com destino a sinagogas em Chicago, numa "ameaça terrorista real", segundo o presidente Barack Obama.

As suspeitas recaíram sobre a Al Qaeda na Península Árabe, que assumiu a responsabilidade por um atentado frustrado contra um avião americano no Natal de 2009.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112026/visualizar/