Inundações deixam 100 mortos na Tailândia
Pelo menos 100 pessoas morreram nas inundações das últimas três semanas na Tailândia, as piores em várias décadas em algumas regiões do país, anunciou o governo do país neste sábado.
O balanço anterior era de 94 mortos nas inundações, que atualmente afetam 22 das 76 províncias do país.
Entre as vítimas estão três estrangeiros, um holandês, uma cambojana e um birmanês.
O governo calcula que as inundações afetaram cinco milhões de pessoas, que tiveram as casas, fazendas ou criações de gado destruídos, principalmente nas regiões central e leste do país.
As chuvas começaram no último dia 10 e alagaram vastas áreas de 30 das 77 Províncias da Tailândia, causando danos materiais no valor de US$ 300 milhões [cerca de R$511 milhões], sobretudo em Lopburi, Nakhon Ratchasima e Buriram.
Como medida de precaução, os serviços de emergência de Bangcoc têm milhares de sacos de areia e bombas de água, caso as enchentes se aproximem da cidade, aumentando o nível do rio Chao Phraya.
As autoridades querem evitar, portanto, um novo desastre como os de 1986 e 1991, quando as enchentes colapsaram Bancoc e arredores.
Centenas de pessoas morrem todos os anos no Sudeste Asiático nas enchentes e deslizamentos de terra que ocorrem durante a época das monções, também conhecida como estação chuvosa, que vai de maio a outubro.
Comentários