Descubra de onde vêm
Quando ele passa por aí, ninguém quer chegar perto. Todos logo acham que cruzar o seu caminho é sinal de azar. Sabe que bicho é esse? O gato preto. Há tempos o bichinho ficou relacionado à bruxaria. O biólogo Guilherme Domenichelli, autor do livro Girafa Tem Torcicolo? (ed. Panda Books, R$ 24,90) explica que essa lenda é antiga e surgiu na Europa.
- O gato preto é ligado à bruxaria desde a Idade Média. Naquela época, as mulheres que eram perseguidas por serem acusadas de praticar magias quase sempre tinham um bichano daquela cor. Pelo menos foi o que ficou para a história.
Para os felinos, a fama não é nada boa. Muitas vezes, eles são rejeitados e até maltratados. O preconceito é tanto que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de São Paulo chegou a proibir por uns tempos a adoção de gatos pretos durante o Dia das Bruxas, a Semana Santa e também às sextas-feiras 13 - para evitar que fossem sacrificados em rituais.
Outro bicho que ganhou reputação de assustador foi o morcego. Atualmente, existem 1.100 espécies deste mamífero voador, sendo que apenas três delas são hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue.
Mesmo assim, sempre que alguém pensa em vampiro, a figura do morcego lhe vem à cabeça. Não é verdade?
.Domenichelli explica que essa história remonta aos anos 1500, época em que viveu um rei na Romênia chamado de Vlad, o Empalador. Ele recebeu esse apelido por causa dos métodos nada convencionais com que costumava castigar seus combatentes. Sanguinário, Vlad colocava estacas no coração dos inimigos e os deixava agonizando até que morressem, o que, mais tarde, deu a ele o apelido de Vlad Draco.
Comentários