Presidente diz que o país esteve sob "ameaça real" de ataque nesta sexta
Obama confirma explosivo em aviões e dispara alerta nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (29) que um exame inicial de dois pacotes "suspeitos" encontrados em aviões vindos do exterior continham material explosivo. Segundo o jornal New York Times, o governante disse houve uma “real ameaça terrorista contra o nosso país".
O jornal Washington Post informou que, de acordo com o presidente, os dois pacotes tinham como destinatárias organizações judaicas nos EUA.
Obama fez um pronunciamento ao país após equipes terem encontrado pacotes em aviões de carga. O líder americano confirmou que os objetos eram procedentes do Iêmen, país com atuação da rede terrorista Al Qaeda.
Um dos pacotes, contendo um cartucho “manipulado”, equipado com circuitos elétricos, foi interceptado em um avião cargueiro no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Outro foi achado em Dubai, nos Emirados Árabes.
Obama procurou tranquilizar os americanos, dizendo que o país está “tomando as devidas ações” para conter qualquer tentativa de ataque terrorista.
Segundo o presidente, agentes da inteligência tiveram informações na noite desta quinta-feira (28) e na manhã desta sexta-feira sobre a existência de correspondência suspeita, endereçada a sinagogas da cidade de Chicago.
Obama disse que seu governo “está levando em conta muito seriamente” a possível ameaça terrorista. O líder americano disse também que está em contato com o governo do Iêmen, que prometeu “total colaboração” com as investigações. O país árabe é um dos principais redutos da rede terrorista Al Qaeda.
O presidente disse também que medidas de segurança adicionais foram adotadas nos aeroportos americanos.
Avião de passageiros foi escoltado por caças
O primeiro pacote, interceptado no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido, continha um cartucho de tinta, “manipulado” e equipado com circuitos elétricos.
O pacote foi encontrado por autoridades britânicas, durante a escala de um voo que vinha do Oriente Médio, com destino à cidade de Chicago, nos EUA.
Um segundo pacote foi encontrado em Dubai.
Obama confirmou que o alvo dos pacotes eram sinagogas e instituições judaicas de Chicago.
O alerta fez várias aeronaves serem inspecionadas. Por precaução, um voo de passageiros vindo dos Emirados Árabes Unidos chegou a ser escoltado por dois caças militares, até sua aterrissagem no aeroporto JFK, em Nova York.
Comentários