Governo amplia prazo para contratação de crédito rural
O governo anunciou hoje a ampliação de prazos para a contratação de linhas de crédito destinadas à agricultura familiar e à renegociação de antigas dívidas agrícolas. A decisão foi tomada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), colegiado formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.
No caso da agricultura familiar, foi estendido para 15 de novembro o prazo para que produtores inscritos no Proagro (Programa de Garantia de Atividade Agropecuária) façam sua adesão ao chamado Proagro Mais, uma linha especial que financia investimentos dos agricultores.
O programa exigia que essa contratação fosse feita simultaneamente ao pedido para financiamento do custeio da atual safra, mas com a mudança os produtores que ainda não seguiram esse procedimento terão até novembro para regularizar sua situação.
Além disso, o CMN também estendeu por até um ano o prazo para o pagamento das parcelas previstas para este ano pelo Pesa (Programa de Saneamento de Ativos Agropecuários).
Segundo o Ministério da Fazenda, a alteração foi necessária porque as regras atuais do programa, regulamentado por projeto de lei aprovado em 2008, não fixavam um cronograma para pagamento a ser seguido por produtores que possuem financiamentos concedidos com recursos dos fundos constitucionais de desenvolvimento regional.
Comentários