Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Outubro de 2010 às 20:48

    Imprimir


O Itamaraty lamentou, em uma nota oficial divulgada nesta terça-feira, o terremoto de 7,7 graus na escala Richter que atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta segunda-feira. Um tsunami gerado pelo tremor já deixou ao menos 113 mortos, além de um grande número de desaparecidos. Cerca de 1.300 km a leste dali, o vulcão Monte Merapi entrou em erupção nesta terça-feira, e já foram registradas ao menos 18 mortes.

Na nota, o ministério diz que o governo brasileiro "solidariza-se com o governo e o povo da Indonésia" pelas "irreparáveis perdas humanas e pelos danos materiais sofridos".

A Indonésia tende a sofrer com grande atividade sísmica e vulcânica devido a sua localização no "Anel de Fogo do Pacífico", uma série de falhas geológicas que se estendem do hemisfério Ocidental até o Japão e o sudeste asiático.

Há mais de 129 vulcões ativos na Indonésia, espalhados pelas 17.500 ilhas, mas o Merapi há muito é considerado um dos mais voláteis.

A falha geológica na costa da ilha de Sumatra, responsável pelo tsunami, foi a mesma que causou um terremoto em 2004 e um tsunami monstro no Oceano Índico, que matou 230 mil pessoas em 12 países.

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o país no final da segunda-feira, apenas 20 km abaixo do solo oceânico, foi seguido por ao menos 14 tremores subsequentes, o mais forte medindo 6,2, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Ontem, após o tremor, o governo da Indonésia chegou a emitir um alerta de tsunami, mas depois o suspendeu, acreditando não haver risco de chegada de ondas ao seu litoral.

Equipes de resgate enfrentaram mares turbulentos tentando alcançar ilhas remotas atingidas por um tsunami de 3 metros que varreu casas e matou ao menos 113 pessoas. Centenas continuam desaparecidas e o número de vítimas deve aumentar.

Mais de 4.000 pessoas devem passar a noite sem abrigo, porque as barracas e outros suprimentos não conseguiram ser entregues também.

VULCÃO

Cerca de 1.300 km a leste, o vulcão mais ativo do país, o Monte Merapi, entrou em erupção nesta terça-feira. Merapi significa, literalmente, Montanha de Fogo e o vulcão fica na principal ilha de Java, cerca de 500 km a sudeste da capital Jacarta.

Ao menos 18 pessoas morreram, incluindo um bebê de dois meses, segundo relatos de médicos e da imprensa local. O bebê morreu quando sua mãe correu em pânico, após a erupção começar, disse Mareta, funcionário de um hospital.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112488/visualizar/