Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Segunda - 25 de Outubro de 2010 às 15:27

    Imprimir


Paulo Libert/Agência Estado
O deputado eleito por São Paulo, Tiririca, no dia da votação do primeiro turno (Foto: Paulo Libert/Agência Estado)
O deputado eleito por São Paulo, Tiririca, no dia da votação do primeiro turno (Foto: Paulo Libert/Agência Estado)

 

O advogado de defesa do humorista e deputado federal eleito, Tiririca, critica a atuação do promotor do caso em que se questiona que Tiririca possa ser analfabeto. "É uma pessoa que parece que não tem nem isenção e nem equilíbrio necessário para atuar num caso desta envergadura", afirma o advogado Ricardo Vita Porto sobre o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo já encaminha um pedido de "desagravo público" contra o promotor que, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, afirmou que "advogado é sórdido". "A ofensa não foi só a mim, ele disse que todos os advogados são sórdidos", diz Porto.

Em entrevista a Terra Magazine, Porto afirma que ainda não está autorizado a falar da defesa de Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca. Ele apresentará o documento nesta segunda (25) à 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Ainda assim, adianta que vai questionar o fato de o promotor Lopes ter apresentado uma série de representações seguidas contra Tiririca durante a eleição. "Eu acho que deve existir um interesse pessoal dele", ataca.

Durante o primeiro turno, além da suspeita de analfabetismo, outras representações contra Tiririca acusavam a propaganda eleitoral do então candidato de ser ofensiva à classe política. A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo não aceitou e arquivou dez representações sobre o tema. Também foram levantadas suspeitas contra a declaração de bens do humorista, que diz que todos os seus pertences estão em nome dos filhos.

Leia na íntegra a entrevista com Ricardo Porto.

Terra Magazine - O senhor pediu que a OAB se manifestasse contra as declarações do promotor, que declarou que "advogado é sórdido".
O processo foi agendado contra o promotor na OAB devido ao fato de ter ofendido todos os advogados. Não foi só a mim, ele disse que todos os advogados são sórdidos.

No documento que o senhor enviou à OAB, diz que "em sua cruzada contra Francisco Everardo Oliveira Silva, o promotor dispara impropérios para todos os lados". Houve outras atitudes que o senhor considera inadequadas?
São atitudes de ficar levando documentos que não foram juntados aos processos para programas de auditório para serem debatidos. É uma conduta que não se espera.

A procuradoria algumas vezes publicou notas à imprensa sobre as representações apresentadas por ele.
Claro, e todas contrárias a ele. Tudo o que ele faz, a Procuradoria, que é o órgão superior, desfaz.

O senhor acha que ele está exagerando?
Isso aí a gente vai realmente comprovar. O que eu estou indignado é pela injúria que ele cometeu contra a classe dos advogados. É uma coisa realmente grave. O advogado é indispensável à Justiça.

O senhor não acha que esse embate direto entre advogado e promotor vai interferir no processo?
Não sou eu que estou entrando num embate com ele. É a minha instituição. É a Ordem dos Advogados do Brasil. Eu não vou entrar em embate nenhum com ele. Eu acionei meu órgão de classe para que ele sim tome as providências que achar cabíveis.

Mas no caso de o nome do promotor acabar envolvido numa ação penal, isso não vai influir no trabalho dele no caso?
Nisso ele deveria ter pensado antes de ofender a advocacia. Não é porque o caso interessa à sociedade que ele vai agredir os profissionais que estão envolvidos. É uma falta de respeito tremenda. Ele é uma pessoa que parece que não tem nem isenção e nem equilíbrio necessário para atuar num caso desta envergadura.

A que o senhor atribui o fato de várias suspeitas terem sido levantadas contra o Tiririca durante toda a campanha? Porque foram várias, contra a propaganda, contra a declaração de bens...
E todas feitas por esse promotor. Aí você já está adiantando um dos pontos da minha defesa. Desde o início do processo eleitoral, esse promotor já está gritando para a mídia que vai caçar o Tiririca. Então, ele ficou procurando coisas, ficou inventando. Ele mesmo diz no jornal que vai "pegar" o Tiririca.

O senhor acha que há interesses envolvidos?
Eu acho que deve existir um interesse pessoal dele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112645/visualizar/