Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Agosto de 2013 às 09:17
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


O Plano de Segurança Pública de Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014, prevê mais uma providência na Polícia Militar, no sentido de preparar a capital para o evento que acontecerá em junho do próximo ano. Os batalhões da Rotam (Ronda Tática Móvel), de Cuiabá e Força Tática, de Várzea Grande, serão unificados e qualificados, visando garantir a segurança durante o Mundial. A expectativa da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) é de que passarão pelas duas cidades, mais de 100 mil turistas do Estado, do país e do exterior para assistir aos quatro jogos programados para a Arena Pantanal.


 
De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar do Estado, os dois grupamentos somarão 230 homens, que deverão receber treinamento especial voltado à Copa. Rotam e Força Tática estarão equipados com 50 viaturas, sendo 29 carros, 19 motos, um caminhão e um micro-ônibus. O efetivo especial da região metropolitana hoje conta com 151 PMs da Rotam e 79 da Força Tática para missõesnos dois municípios e eventualmente, no interior.


 
A unificação visa melhorar a qualidade técnica dos PMs. Conforme o sub-chefe de Estado Maior da PM, coronel Zaqueu Barbosa, “este será um processo de adequação para o trabalho que a PM já faz. Agora, frente às demandas que vem surgindo devido à situação de realização de grandes eventos na capital, se faz necessária uma preparação especial. Já iniciamos esse trabalho”.


 
O coronel lembra que até então os dois grupamentos trabalhavam em segurança de eventos de pequeno e médio porte como a festa de São Benedito, Expoagro e shows artísticos. “O Estado começa a receber grandes eventos e temos que nos preparar para essas novas situações, a exemplo das manifestações de protestos que acontecem em todo o país e jogos da Copa do Brasil, como o realizado em Lucas do Rio Verde. Estamos antecipando a situações que possam ocorrer na capital e no interior”, observa o coronel. Atualmente, a principal preocupação do setor de segurança pública, de acordo com Zaqueu Barbosa, é preparar as polícias de Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014.


 
Há três meses, a Secretaria de Segurança Pública do Estado colocou em ação seu Plano de Providências, por determinação do Governo Federal, Comitê Organizador Local da Copa (COL) e Fifa. O Estado recebeu equipamentos modernos para aparelhar a polícia, como robô operado por controle remoto, detector de bombas e gases nocivos. 


 
O Bope (Batalhão de Operações Especiais) também foi equipado com equipamentos antiterror e já conta com dois ‘caveirões’. Vários cursos foram realizados e estão em andamento no sentido de preparar profissionais da segurança visando especificamente a Copa do Mundo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11275/visualizar/