Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Outubro de 2010 às 18:48
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aponta que Mato Grosso criou 138.680 novos empregos durante a gestão Lula, enquanto nos mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) o número foi de pouco mais de 66.417 postos. A rivalidade entre os dois partidos continua neste ano, quando Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais. A petista tem o apoio de Lula, enquanto o tucano conta com o aval de FHC.

No primeiro ano de seu segundo mandato, o ex-presidente tucano criou 7.344 novas vagas. Já no mesmo período da gestão Lula foram registrados 38.555, conforme dados do Caged. No último ano de cada mandato, o governo petista mantém vantagem no saldo de empregos em relação ao governo tucano, relativo ao período de janeiro a setembro de cada ano: foram 278.105 (2010) e 146.842 (2002), respectivamente.

A geração de empregos formais e a taxa de desemprego são considerados indicadores que refletem políticas públicas capazes de criar novos postos de trabalho e reduzir os índices que aferem a quantidade de pessoas economicamente ativas fora do mercado.

Conforme o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, somente no primeiro mandato do governo FHC, foi registrado um déficit de mais de um milhão de vagas. No balanço de oito anos do governo tucano, foram criados menos de 800 mil postos de trabalho. Quanto à evolução das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas e no Distrito Federal, o Dieese mostra uma recuperação, numa trajetória inversa a partir de 2003 – início do governo Lula – com a estabilização desses índices em patamares mais baixos.

Em oito anos do mandato tucano foram gerados 797 mil novos empregos enquanto no Ggverno Lula, em sete anos, foram 8.721 milhões, quase 10 vezes mais que o antecessor tucano.


Gráfico produzido a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostra evolução no número de empregos criados na gestão Lula em Mato Grosso em comparação ao mandato de Fernando Henrique Cardoso





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112904/visualizar/