Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Domingo - 25 de Agosto de 2013 às 22:03
Por: ROSIVALDO SENNA

    Imprimir


O novo Golf chega ao mercado brasileiro para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, conforto e segurança em seu segmento. Ele chega para dar continuidade à sua trajetória de sucesso na indústria automotiva mundial. Até hoje, o Golf, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant, acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1974, sendo um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo. 

Os motores utilizados no novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro válvulas por cilindro e quatro cilindros). A empresa está oferecendo duas versões do novo Golf no mercado brasileiro: Highline e GTI. A versão Highline 1.4 TSI BlueMotion Technology de 140 cv conta com opções de transmissão manual de seis velocidades ou transmissão automática DSG de sete velocidades com função “Tiptronic”. Já a versão esportiva GTI é equipada com o motor 2.0 TSI de 220 cv e transmissão automática DSG de seis velocidades com função “Tiptronic”. 

O novo Golf foi aperfeiçoado em todas as áreas. Os modelos Golf da sétima geração vendidos no mundo serão equipados de série com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). 

Também serão equipamentos de série o rádio CD Player com tela sensível ao toque, freios com sistema “Multicollision Brake”, freio de estacionamento eletromecânico com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop. 

Pela primeira vez o Golf é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução (opcional). Por meio da tecla “Mode”, localizada ao lado da alavanca de câmbio, é possível selecionar quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual. 

Totalmente novo, o Golf será o primeiro veículo desenvolvido com a nova Matriz Modular Transversal (MQB) a ser comercializado pela Volkswagen no Brasil. O modelo foi completamente reprojetado em várias áreas – carroceria, interior, motores, recursos de infotainment e sistemas de assistência ao motorista. 

DESIGN REFINADO - Poucos modelos no mundo têm um design que, como o do Golf, tenha sido constantemente refinado, alterado e aperfeiçoado ao longo das décadas e, dessa forma, se tornado atemporal. Nesse processo, os designers da Volkswagen deram continuamente uma nova perspectiva às características do Golf. Isso inclui as típicas colunas traseiras “C”, a linha de teto alongada e as marcantes partes dianteira e traseira. Esses detalhes também tornam o Novo Golf mais especial, mais valorizado e mais durável do que qualquer outro carro médio do mercado. 

"A linguagem das formas, é lógica, sólida, focada no produto, pura e precisa, refletindo o DNA de design da marca como um modelo de criatividade perfeito. Assim, a arquitetura básica do novo Golf é inconfundível”, diz Klaus Bischoff, designer-chefe da marca Volkswagen. 

“Ela surge simples, forte, compreensível, confiável e segura. Começando pelos elementos dessa arquitetura básica bem definida, detalhes como o uso econômico e o posicionamento de linhas esculturais são como toques refinados. Outro ponto extremamente importante é o fato de que, com a sétima geração, as proporções do Golf foram completamente modificadas, tornando o visual do carro mais requintado do que nunca!”, complementa Bischoff. 

DIRIGIBILIDADE - DLA - Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica) – Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente e no sentido contrário. Com base nesses dados, o farol alto é acionado automaticamente. O Dynamic Light Assist trabalha assim: com a ajuda da câmera, o sistema mascara o facho dos faróis bixenônio com lâmpadas de curva dinâmicas nas áreas em que considera que, potencialmente, podem perturbar outros usuários da via. Esta função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é possível ajustar a fonte de luz, evitando ofuscar quem anda à frente ou vem em sentido contrário. O Dynamic Light Assist estará disponível para o novo Golf como item opcional a partir de 2014. 

ACC - Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de velocidade e distância) – Até agora, o controle adaptativo de velocidade e distância era restrito a veículos de segmentos superiores, como o Volkswagen CC, por exemplo. Com o Golf, agora o ACC chega à categoria dos hatches médios. 

O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança). A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no novo Golf. O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir de 2014. 

CARROCERIA - A carroceria tem que ser forte e rígida para garantir o máximo de segurança e conforto. Apesar disso, sua estrutura tem que permanecer de forma que o veículo inteiro seja leve e eficiente. É por isso que a Volkswagen opta pelas sinergias da nova Matriz Modular Transversal (MQB), a utilização inovadora de aços de alta resistência e métodos de produção avançados. Uma diminuição de peso de até 100 kg com exigências mais severas quanto a colisões e rigidez, assim como maiores dimensões do veículo demonstra que isso pode ser conseguido. 

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros) – A Volkswagen implementou o sistema de proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. Agora, o sistema (opcional) está fazendo sua estreia no novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção. 

Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente - como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem - os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. 

NOVO GOLF GTI - Até hoje, cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI foram produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg e vendidas em todo o mundo. Em 1976, quando o GTI foi criado, ninguém poderia prever tamanho sucesso. O planejamento previa fabricar 5 mil unidades, de um carro que se tornou o maior sucesso de seu tipo em todo o mundo. Um fenômeno. 

O novo Golf GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo emblema GTI. No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED, assim como ponteira do escapamento, (uma à direita e outra à esquerda) com “design GTI”. Também de série no Golf GTI mais potente, rápido e econômico de todos os tempos são as novas rodas de liga leve aro 17 (modelo “Brooklin”) com pneus 225/45 R17. 

O novo Golf GTI é equipado com um avançado motor TSI - um motor a gasolina de dois litros de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta, com cabeçote com novo design. O 2.0 TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. A conhecida alta agilidade do Golf GTI foi elevada mais uma vez, em relação ao modelo anterior. 

ÚLTIMA GERAÇÃO - A Volkswagen está equipando o novo Golf com uma nova geração de sistemas de rádio e rádio/navegação com designs completamente novos. Todos os sistemas têm telas sensíveis ao toque. A nova geração de aparelhagem é oferecida em três versões e telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas. 

Pela primeira vez, a Volkswagen está introduzindo telas com sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada. 

O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente. 

Sistema de navegação ‘Discover Pro" (tela de 8 polegadas). Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para iPod. Outro diferencial do novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos. 

SUCESSO GLOBAL - Um júri internacional de jornalistas especializados elegeu o novo Golf como o "Carro Mundial do Ano de 2013". O prêmio internacional foi entregue no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O título de World Car of the Year 2013 é mais um marco na crescente relação de prêmios do Golf. (Veja mais sobre veículos no www.autosenna.com) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11304/visualizar/