Na Seder, Wagner Ramos alertou para a necessidade de priorização e fortalecimento do trabalho pela irrigação nas regiões menos favorecidas
Governo beneficia 14 municípios do Médio Norte com máquinas e equipamentos
Pelo menos 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Alto do Rio Paraguai foram contemplados pelo governo, na tarde desta terça-feira (19), com máquinas e equipamentos considerados estratégicos para o crescimento econômico da região a que pertencem.
Em encontro de mais de uma hora intermediado pelo deputado Wagner Ramos (PR), na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), oito prefeitos apresentaram ao secretário Jilson Francisco da Silva potenciais e necessidades dos municípios que representam.
Eles também firmaram consenso no apoio ao modelo de atuação do governo, através da secretaria, na valorização dos pequenos projetos e no apoio aos municípios de acordo com a vocação de cada um.
Segundo o prefeito de Arenápolis e presidente do Consórcio do Alto do Rio Paraguai, Farid Tenório Santos, números do IBGE sobre a atração e a fixação do homem na região apontam para um futuro promissor. “Essa realidade proporciona agregação de valor e geração de renda a partir do fortalecimento das principais atividades econômicas dos municípios e da cadeia produtiva na região do nosso consórcio”.
Na ocasião, Wagner Ramos alertou para a necessidade de priorização e fortalecimento do trabalho pela irrigação nas regiões menos favorecidas. “Vamos trabalhar firmemente, com o governo, para isso e pela abertura de poços artesianos nas comunidades rurais em todo o estado”, disse o parlamentar.
Durante a reunião, ele e os prefeitos se uniram pela permanência de Jilson Francisco à frente da Seder. “Assim como pedi ao governo para a entrada do Jilson na secretaria, vou trabalhar pela permanência dele”, disse Wagner Ramos. Todos os prefeitos manifestaram apoio idêntico salientando a maior acessibilidade aos municípios, a partir do atual secretário.
“Neste governo, os municípios são prioridade e a agricultura familiar terá oportunidade de dar um grande salto de qualidade”, garantiu Jilson. Ele se comprometeu em tentar viabilizar – em médio prazo – cerca de R$ 3 milhões em investimentos para construção das bases físicas de produção nos municípios.
Além de Farid Tenório, participaram do encontro os prefeitos Mauro Valter Berft (PMDB-Campo Novo do Parecis); Juvenal Alexandre da Silva (PR-Nova Marilândia); José Roberto Torres (PR-Denise); Erival Capistrano de Oliveira (PDT-Diamantino); Adair José Alves Moreira (PMDB-Alto Paraguai); Wilson Francelino de Oliveira (PDT-Barra do Bugres) e Silvio Souto Felisbino (PP-Santo Afonso).
Eles assinaram contratos de comodato para recebimento de resfriadores, farinheiras, minilaticínios, processadores de frutas com câmaras frias, além de ração e cana-de-açúcar. O fornecimento desse material pelo governo foi possível a partir do Prodesa – o Prograna de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário.
Comentários