Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 13:17
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O Ministério da Justiça determinou a exoneração de seis policiais rodoviários federais acusados de envolvimento em exploração ilegal de madeiras nobres na região Norte de Mato Grosso, proibidas de comercialização. O esquema foi desarticulado durante a Operação Termes, deflagrada em 2008, pela Polícia Federal, em que o grupo é acusado por crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, passiva e exploração de prestígio.

Os policiais Nelson Roberto de Souza Corvoisier, Celso Willians Monteiro Rocha, Odilon de Brito Filho, Marcos Antônio Lima de Farias, Gilson de Abreu Ballesteros, Mário Tadeu Pinto de Souza e Edson Sanábria Carvalho atuavam como facilitadores do transporte de produtos florestais liberando as cargas mediante recebimento de propina que variavam entre R$ 500 a R$ 5 mil.

Conforme as investigações da PF, uma advogada foi apontada como líder do esquema junto aos policiais. Silvana Valente e seu marido, o ex-policial rodoviário federal Marconiel Pouzo de Amorim, usaram dos contatos com os outros policiais para conseguirem informações privilegiadas sobre caminhões de madeira apreendidos, servindo de intermediários e na adulteração de documentos.

Também foram envolvidos funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) bem como agentes da Polícia Civil.

O corregedor da PRF, inspetor Adnei de Souza, disse em entrevista ao Olhar Direto que foi instaurado um procedimento administrativo para apurar o desvio de conduta dos policiais e o documento encaminhado ao Ministério da Justiça, no final de 2009.“Realizamos todos os procedimentos e concedemos defesa aos acusados. Porém, somente agora, saiu o resultado das investigações”, garante. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20).

A ação policial foi um desdobramento da Operação Curupira 1 (ocorrida em 2005) e a repressão foi realizada em 14 municípios mato-grossenses, boa parte deles situados na região Norte do Estado onde se concentram as empresas ligadas ao ramo de exploração de recursos naturais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113078/visualizar/