Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 03 de Outubro de 2010 às 14:41
Por: ANTONIELLE COSTA

    Imprimir


Secom - MT
Secretário Curado: Segurança Pública garante a normalidade do pleito em Mato Grosso
Secretário Curado: Segurança Pública garante a normalidade do pleito em Mato Grosso
A abertura dos locais de votação, na manhã deste domingo (3), ocorreu dentro da normalidade, com apenas quatro prisões registradas em Cuiabá, desde a abertura das urnas às 8h, conforme informações divulgadas pela Polícia Militar.

Desse total, uma prisão aconteceu no bairro Jardim Vitória - um militante foi acusado de praticar boca de urna - e outras três no bairro Dom Aquino - os cabos eleitorais foram acusados de sujar as ruas com santinhos de candidatos.

Ainda segundo a PM, foram registradas prisões nos municípios de Juara (709 Km a Médio-Norte), Tesouro (379 km ao Sul) e Barra do Garças (509 ao Leste), Marcelândia (710 km ao Norte), Nova Mutum (264 km ao Norte), Vera (458 km ao Norte), Rondonópolis (212 km ao Sul) e Confresa (1.160km ao Nordeste), por compra de votos e boca de urna.

Todos os presos foram encaminhados ao chamados "cadeiões". Na  Capital, o cadeião está localizado na Casa da Democracia, ao lado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Avenida do CPA.

Planejamento

Em entrevista coletiva neste domingo (3), na Escola Presidente Médici, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, afirmou que, em todo o Estado, mais de seis mil policiais entre civis e militares, participam do planejamento de segurança, elaborado em parceria com a Justiça Eleitoral.

Segundo Curado, em cada ponto de votação, na zona urbana, foi colocado um policial; já na zona rural, são dois policiais. Ele destacou que existem municípios onde foi reforçado o policiamento - como, por exemplo, Juara e Primavera do Leste, em função de caso pontuais. Em Juara, foi reforçada, também, a segurança do juiz eleitoral.

Ainda de acordo com o secretário, agentes do Serviço de inteligência estarão à paisana nos locais de votação, visando a coibir a prática de crimes eleitorais.

Lei seca

Sobre a Lei Seca, Diógenes Curado explicou que o consumo de bebidas em Cuiabá está liberado, mas a Polícia Militar poderá fechar estabelecimentos em caso de desordem.

A liberação de bebidas ficou a cargo dos juízes eleitorais no interior do Estado. Em Acorizal (62 km ao Norte) e en Barra do Garças (508 km a Leste), o consumo está proibido.

Abertura das urnas

De acordo com o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, a abertura das urnas ocorreu dentro da normalidade, apesar da necessidade da troca de alguns equipamentos, em decorrência de defeitos técnicos.

Além disso, destacou que houve queda de energia em alguns municípios, em função do mau tempo, mas os equipamentos funcionaram com baterias próprias.

Rui Ramos estimou que o resultado das eleições em Mato Grosso seja divulgado até a meia-noite de hoje, uma vez que todos os dados serão transmitidos via satélite.

40 presos

Até o momento, segundo informações do TRE, a Polícia Militar já registrou 40 ocorrências de prisões por boca-de-urna em todo o Estado. Neste domingo, todos os policiais estão orientados a fazer a detenção de qualquer pessoa que tente aliciar o voto do eleitor.

Em Cuiabá, os detidos são encaminhados para o prédio anexo do TRE, a Casa da Democracia. Em Várzea Grande, os detidos estão sendo encaminhados para o fórum da cidade, no paço municipal.

Substituições

Ao todo, 21 urnas eletrônicas foram substituídas por equipamentos de reserva, garantindo a votação 100% eletrônica em todo o estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113239/visualizar/