Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 03 de Outubro de 2010 às 05:56
Por: Téo Menezes

    Imprimir


Partidos e coligações terão que fazer hoje pelo menos 64.683 votos para eleger um deputado estadual e 192.808 votos para eleger um federal. A previsão é resultado do quociente eleitoral, cálculo usado para saber quem são os candidatos eleitos no sistema proporcional adotado no país para disputa nas assembleias legislativas e Câmara dos Deputados.

Nesse ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não fez projeção do quociente eleitoral do Estado, mas o cálculo foi obtido pelo consultor Valdecir Calazans e mostra que a dificuldade para partidos e coligações elegerem um parlamentar aumentou em média 7% se comparado à eleição de 2006.

De acordo com Calazans, a previsão do quociente foi obtida a partir do cálculo do novo número de eleitores em Mato Grosso confirmado pelo TRE (2.094.032), dividido pela expectativa de votos válidos para a eleição de outubro e o número de vagas em disputa (24 deputados estaduais e 8 federais). Tradicionalmente, o número de brancos e nulos vem se mantendo no mesmo patamar de 5% nas últimas eleições, o que permitiu a projeção do quociente, que será conhecido oficialmente somente no final da apuração de hoje.

No caso da eleição de deputado estadual, o aumento do quociente eleitoral será de 7,1% se comparado a 2006. A pesquisa foi encomendada à empresa dele (Visão Assessoria, Planejamento e Marketing) por partidos como o DEM e o PR. O trabalho serviu para orientar a formação de coligações e estratégias de campanha visando eleger o maior número de parlamentares.

"Tradicionalmente, os números seguem uma tendência. É bem provável que isso se repita mais uma vez, pois temos acertado nas últimas projeções", afirma Calazans. As legendas que não alcançarem o quociente eleitoral não participarão da distribuição dos mandatos, mesmo se tiverem os candidatos mais votados individualmente.

Na eleição de 2006, os deputados estaduais José Riva (PP) e Walter Rabello (atualmente no PP) foram os únicos eleitos graças a própria votação. Dos 24 deputados estaduais, os outros 22 foram eleitos devido ao voto das respectivas legendas. Entre os partidos em Mato Grosso, apenas Psol e PP disputam vagas de deputado estadual sem coligações.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113289/visualizar/