Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 19:11

    Imprimir


O crescimento das importações no ano provocaram em setembro o recorde histórico do volume gasto para a entrada de produtos importados no país, informou nesta sexta-feira o secretário de Comércio Exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Welber Barral.

Segundo os dados históricos do MDIC, o volume de importações, de US$ 17,740 bilhões em setembro deste ano, superou o resultado de agosto de 2008, de US$ 17,44 bilhões.

Segundo Barral, os fatores que explicam a alta das importações, além de razões sazonais, são o mercado interno aquecido, o câmbio --que torna as importações ainda mais baratas-- e a alta das exportações. "Quando há um aumento das vendas para o exterior, também há um aumento de importação de insumos, que são 50% das importações", explicou Barral.

As compras para o Natal também produziram em setembro um impacto para a alta das importações. "Em geral, para a formação de estoques, essas compras são concentradas nos meses de agosto e setembro. Em outubro, há uma redução", aponta o secretário.

No ano, há um avanço de 64,2% nas importações de automóveis, que responde solitariamente por quase metade das importações de bens de consumo duráveis. Em setembro, na comparação com igual mês do ano passado, também houve um forte avanço nas importações de bens de capital (máquinas e equipamentos), de 50,5%. "Há impacto direto dos investimentos estrangeiros que entram no país", explica Barral

Pelo lado das exportações, o mês passado atingiu o segundo melhor resultado da história para meses de setembro. Segundo Barral, é importante ressaltar que as exportações para todas as regiões apresentam alta em relação ao acumulado de janeiro a setembro do ano passado.

"Houve recuperação das exportações também para o mercado africano", informou Barral. Segundo o secretário, o crescimento das vendas para o continente é importante pela diversificação dos produtos exportados, como açúcar, carne, milho, veículos e bens de capital. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113417/visualizar/