Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 16:55

    Imprimir


O número de carnês em atraso que foram quitados ou renegociados no varejo teve alta de 13,4% em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

O índice é calculado com base no movimento de consulta dos SCPCs (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e SPCs (Serviço de Proteção ao Crédito) do Estado de São Paulo.

"Esse cancelamento ocorreu possivelmente através da primeira parcela do 13º dos aposentados, da grande criação de empregos formais e da expansão do crédito que facilita as renegociações", informa a associação em nota.

Por outro lado, houve alta de 5,1% no número de carnês em atraso, porém, bem abaixo dos 13,4% de registros cancelados. Com isso, houve uma compensação da entrada dos novos atrasos, "sinalizando um sensível recuo da inadimplência em setembro", aponta a ACSP.

A taxa de inadimplência ficou em 4,5% no mês passado, ante 5,8% em agosto e 6,5% em setembro de 2009.

A pesquisa aponta ainda que o número de consultas feitas pelo varejo aos serviços de proteção ao crédito aumentou 12,9% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O índice reflete o movimento das vendas a prazo.

Segundo a entidade, esses dados refletem a "continuidade do avanço do crédito no país, as liquidações promovidas pelo varejo na área de bens duráveis e a grande oferta de produtos importados a preços atrativos".

Já as vendas à vista subiram 7,9% neste mês, ante setembro de 2009. "As vendas foram impulsionadas pelo aumento da massa salarial e pelos descontos concedidos pela forte concorrência de produtos importados, tornando o mercado favorável ao consumidor", diz a ACSP. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113429/visualizar/