Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 25 de Agosto de 2013 às 05:46

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga esteve nesta quarta-feira (21.08) participando de uma reunião com representantes do Ministério da Pesca e do SEBRAE Nacional, na sede da entidade em Cuiabá, para tratar da etapa de capacitação dos piscicultores que estarão envolvidos do mais arrojado projeto de piscicultura desenvolvido em Mato Grosso.


 
Os investimentos feitos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em Nortelândia, serão da ordem de R$ 16 milhões de reais, que contempla desde a organização dos produtores através de cooperativa, á assistência técnica, fabrica de ração, laboratório para criação de alevinos, frigorifico de peixes e entreposto de vendas, bem como a abertura de tanques e treinamento dos piscicultores envolvidos na cadeia produtiva. O foco da ação é a inclusão produtiva dos agricultores, visando o combate à pobreza, aumentando a rentabilidade dos proprietários rurais, bem como diversificar a economia no campo. 


 
Em Nortelândia, a administração municipal vem desenvolvendo a piscicultura, incentivando a abertura de tanques para criação de peixes nas propriedades rurais, justamente para dar condições para que haja a industrialização do peixe, e consequentemente sua comercialização.


 
Dentre as reivindicações de Neurilan Fraga estão à implantação da fábrica de ração, o centro de produção de alevinos, e o frigorifico de peixes, atendendo aos pequenos produtores familiares; fornecimento de 10 mil horas máquina para construção de tanques de peixes para os agricultores familiares dos municípios envolvidos; implantação de um laboratório para treinamento e capacitação dos pequenos produtores; dois caminhões, sendo um para o transporte de ração e outro.


 
O Chefe do Poder Executivo Municipal está otimista com a conquista dos recursos e apoio do Ministro Marcelo Crivela para o projeto, que pode representar a consolidação de seu projeto de desenvolvimento social e econômico para a cidade.


 
“Este é um grande projeto que vai atender cerca de 500 famílias, não só de Nortelândia, como de toda a região, impulsionando a economia e transformando a vida das pessoas” destacou Fraga.


 
Para ele, este é um caminho que não encontra concorrência regional, vez que se encontra instalado um frigorifico de frango em Nova Marilândia, de bovinos em Diamantino e suíno em Rosário Oeste, ou seja, Nortelândia será sede do único frigorifico de peixes da região, uma atividade lucrativa e que está em franca expansão no país, com um grande mercado nacional e internacional.


 
“Estamos trabalhando numa cadeia promissora que vai nos abrir o mercado nacional e internacional para exportação de peixe industrializado, fomentando nossa economia” disse otimista.


 
O Secretário Municipal de Administração Edivaldo de Sá, que participou da reunião em Cuiabá, também demonstrou otimismo com o tamanho do projeto, que contemplará toda a região, oportunizando que muitas famílias diversifiquem sua atividade econômica no meio rural e possa contribuir com o fortalecimento da economia da cidade.



“O projeto idealizado pelo prefeito será um marco na história não só da cidade, mas como na região, pois vai contemplar não só Nortelândia, mas toda uma região, podendo atingir cerca de 15 municípios” frisou ele.


 
O Ministro Marcelo Crivela, deverá no inicio de Setembro, ir a Nortelândia, para lançar o projeto em Nortelândia, que atenderá diretamente cerca de 500 famílias ou produtores, com a construção de 400 tanques escavados e 100 kits, de tanque rede, além de gerar 200 empregos diretos nas unidades de produção. 


 
Neurilan Fraga se reuniu com Newman Costa, do SEBRAE em nível nacional, a fim de viabilizar uma parceria conjunta com o Ministério da Pesca, Prefeitura e o Consórcio, com objetivo de trabalhar diversas variáveis, entre elas orientações sobre a criação da cooperativa até a comercialização dos produtos.


 
Participaram da reunião o Secretário Executivo do Ministério da Pesca Cantidio de Freitas Mundim Beto, Eduardo Brasileiro da Unidade de Atendimento Coletivo do Agronegócios, Leide Garcia Novaes Diretora do SEBRAE Mato Grosso e Newman Costa da diretoria nacional.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11356/visualizar/