Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 30 de Setembro de 2010 às 09:25
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


As vendas nos supermercados de Mato Grosso cresceram até 18% este ano se comparadas ao mesmo período do ano anterior. O bom desempenho da economia é reflexo da alta do poder de compra da população, afirma o economista Aurelino Levy. Nos estabelecimentos do Estado os acréscimos são observados mês a mês. De acordo com a gerente geral de Operações da rede de Supermercados Comper, Izilda Maria, as vendas em agosto, na comparação com julho, por exemplo, aumentaram em torno de 15%. Ela conta que os produtos mais vendidos são os líquidos, bazar, ferramentas e utilidades domésticas.

O coordenador da rede Compre Mais, Derli Locateli, afirma que as expectativas para este ano é de aumento em torno de 8%, mesmo percentual que já foi observado no acumulado dos 8 primeiros meses deste ano. Ele aponta que, mesmo com as altas de preços em alguns produtos, o consumo continua aquecido. "O feijão dobrou o preço, de R$ 2,49 para R$ 3,48, em média, em função da falta do produto no mercado. Mesmo assim, as vendas continuam altas". Para o economista, os alimentos poderão ainda sofrer mais reajustes de preço. Isso porque, já começou a preparação para o consumo de fim de ano. "Por enquanto, as compras são direcionadas para produtos básicos". Levy ressalta que a lei de oferta e procura será responsável por elevar os preços.

Nacional - O volume das vendas nos supermercados entre janeiro e agosto registrou um crescimento de 6,8% em comparação a igual intervalo de 2009, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O avanço da quantidade de produtos vendidos nos supermercados foi puxado por bebidas alcoólicas (+16,3%) e bebidas não alcoólicas (+11,1%).

As vendas reais nos estabelecimentos apresentaram crescimento de 1,2% em agosto em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a julho, a comercialização do setor apresentou recuo de 1,4%. Nos 8 primeiros meses, o faturamento dos supermercados teve alta de 4,74% sobre igual período do ano passado, conforme a Abras. 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113598/visualizar/