Hoje é o último dia para retirar 2ª via do título
Termina hoje o prazo para a retirada da segunda via e reimpressão do título de eleitor. Nesta eleição é obrigatória a apresentação do título, além de um documento oficial com foto na hora de votar.
O serviço é prestado nos 61 cartórios eleitorais. O eleitor pode solicitar o documento em qualquer seção. O título sai na hora e é de graça. As quatro zonas eleitorais de Cuiabá ficam na Casa da Democracia, localizada na Avenida do CPA, ao lado do Tribunal Regional Eleitoral.
O prazo se encerraria na quinta-feira passada, mas foi adiado pela Justiça Eleitoral. Apesar disso, a procura foi pequena. Nos plantões de sábado e domingo apenas 355 eleitores procuraram os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento em todo o Mato Grosso para efetuar a reimpressão do título de eleitor.
A eleição acontece neste domingo. A novidade será a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos de identificação: além do título eleitoral, a apresentação de um documento oficial com foto. Os mesários estão orientados pela Justiça Eleitoral a não aceitar boletim de ocorrência de furto ou extravio de documento, no lugar do título eleitoral ou do documento de identificação com foto.
São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.
O eleitor que não votar do dia 3 de outubro e não justificar a ausência ficará sujeito a uma série de penalidades, como o pagamento de multa; proibição de se inscrever em concurso público; não pode receber salário de emprego público, autárquico ou de órgãos ligados de alguma forma ao governo; impedimento participar de concorrência pública; proibição para pode tirar passaporte; e proibição para renovar matricula em instituições de ensino público.
Comentários