Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 21:51

    Imprimir


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, a vice-presidente, Jocilene Barboza, e a secretária geral, Vânia Miranda, participaram da Conferência de Gestão Democrática (Conged). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nos dias 21 e 22 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A Conferência debateu o processo de construção da democracia dentro do ambiente escolar. “O evento foi fundamental porque desde que a Lei de Gestão Democrática foi sancionada, em 1998, o Sindicato vem cobrando este evento, porque a gestão democrática é muito mais que uma eleição, também está representada pela eleição do Conselho Deliberativo, e numa nova postura dos profissionais do ponto de vista da abertura da participação da comunidade escolar”, avaliou o presidente do Sintep/MT. Gilmar Soares também destacou que vários alunos participaram do evento. “O que demonstra muita maturidade e capacidade de organização estudantil”.

Segundo Vânia Miranda, que representou o Sintep/MT na Comissão Organizadora juntamente com Jocilene Barboza, um dos apontamentos da entidade foi contemplado. “Desde o início frisamos que o evento deveria ser avaliativo e isso ocorreu de fato”. Além disso, as sindicalistas ressaltaram a importância da realização de todas as etapas da Conged, visando à discussão em todas as instâncias. “Quanto a isso, tiramos o indicativo de realizar uma nova Conferência em 2011, antecedida pelas discussões nas escolas, municípios, regiões, para depois vir para a estadual”, acrescentou a secretária geral do Sintep/MT.

A superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, falou sobre a necessidade da democratização ser um exercício cotidiano da escola servindo para atender a qualidade social no ambiente escolar. “A conquista da gestão democrática é diária e entra em 2010 num processo inovador”. Para a presidente da Conferência e secretária adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, a fase atual é o começo da colheita dos frutos, mas é preciso a consolidação desse mesmo processo em toda a rede pública. “Após 12 anos de Gestão Democrática é preciso avançar com coragem para enfrentar o processo avaliativo”, destacou.

A professora de Rosário Oeste, Rosângela Zatter da Silva, acompanhou os avanços do processo em 12 anos de magistério. Conforme ela, muito se conquistou, principalmente com a eleição para diretores. “A possibilidade de cobrança, acompanhamento da gestão escolar, agora feita dentro de um processo coletivo foi de grande contribuição”, diz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113774/visualizar/