Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 06:54
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Setor com melhor desempenho em Lucas é saúde, seguido de emprego e renda
Setor com melhor desempenho em Lucas é saúde, seguido de emprego e renda

Apenas um município de Mato Grosso encontra-se entre os 100 mais desenvolvidos do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Lucas do Rio Verde, município a 354 quilômetros da Capital, o mais bem colocado do Estado no ranking, ficou em 73º em nível nacional. O primeiro lugar ficou com Araraquara, em São Paulo.

Na outra ponta, o município mato-grossense com pior desempenho foi Novo Santo Antônio (1.063 a noroeste), que ficou em 5.438º lugar nacional, com índice de 0,5156. O Brasil tem 5.565 municípios.

A escala do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) varia de 0 a 1 para classificar o desenvolvimento humano segundo dados relativos a emprego e renda, educação e saúde. As categorias são baixo (0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (0,6001 a 0,8) e alto (0,800 a 1) desenvolvimento humano. O IFDM foi criado em 2005.

No Brasil, o município com maior nota foi Araraquara, com 0,9349. Lucas do Rio Verde, um dos principais municípios produtores agrícolas de Mato Grosso conseguiu índice 0,8538, considerado alto.

“A palavra-chave para que conseguíssemos nos destacar é planejamento, seja na saúde, na educação, na geração de empregos”, disse o prefeito de Lucas, Marino José Franz.

Para o gestor, o potencial econômico da região e boas administrações municipais ao longo dos anos também contribuíram para o bom desempenho de Lucas do Rio Verde no ranking. O setor mais bem avaliado no município foi saúde (0,9628), seguido de emprego e renda (0,8096) e educação (0,7890).

O segundo município mato-grossense mais bem colocado no índice Firjan foi Nova Mutum (189º). Dentre as maiores cidades do Estado apenas Cuiabá (380º) e Várzea Grande (383º) estão entre as dez melhores colocadas (ver quadro). Rondonópolis e Sinop, duas das maiores cidades mato-grossenses, ficaram em 770º e 1.039º lugares, respectivamente. No Estado, são a 12ª e 16ª mais bem colocadas.

O Índice Firjan também avaliou os estados com maior índice de desenvolvimento do país. Nessa lista, Mato Grosso ficou em 11º lugar, logo atrás do vizinho Mato Grosso do Sul, que ficou em 10º. No topo da lista está São Paulo. Em seguida vem Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal e Goiás.

Entre as capitais, Cuiabá ficou em 15º lugar no ranking nacional, a pior colocação do Centro-Oeste. Campo Grande, vizinha que perdeu para a mato-grossense a chance de sediar os jogos da Copa de 2014, ficou em 4º, Goiânia (GO), em 7º, e Brasília (DF) ficou em 8º na lista nacional. A capital com maior índice de desenvolvimento foi Curitiba (PR). Vitória (ES) e São Paulo ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Novo Santo Antônio, Valdemir Antônio da Silva, mas ninguém atendeu às ligações na prefeitura. A reportagem também tentou falar com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, mas a secretária informou que ele está viajando e só estará de volta a Cuiabá na quarta-feira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113879/visualizar/