DF: registro de mulher de Roriz como candidata é apresentado
Weslian chegou ao TRE acompanhada do marido, que desistiu da candidatura na sexta-feira (24). Ambos foram aplaudidos por simpatizantes que aguardavam no local.
Com o recebimento do novo pedido de registro, com a substituição do candidato, o TRE abrirá prazo para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste a respeito da solicitação. Uma sessão plenária para analisar o caso pode ser realizada até a véspera do pleito, que ocorrerá no próximo dia 3 de outubro.
O MPE apresentou a impugnação de Joaquim Roriz no TRE-DF com base na renúncia ao cargo de senador, em 2007, para escapar de um possível processo de cassação. O então senador era acusado de desvio de recursos do Banco de Brasília.
O Tribunal Regional indeferiu o pedido, decisão que foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa de Roriz então recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que não chegou a uma decisão sobre a questão, pois o placar do julgamento sobre a validade da lei ficou empatado em cinco votos a cinco.
Roriz então decidiu abandonar a campanha. Inicialmente, a ideia era alçar seu vice Jofran Frejat como candidato a governador, que declinou o convite e apoiou a indicação de alguém da família de Roriz: Weslian.
Comentários