"Representações chegam ao TRE como enxurrada"
Nos últimos dias da campanha eleitoral, o juiz Lídio Modesto, um dos responsáveis pela propaganda do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), afirma que dobrou o número de representações protocoladas e revela que constantemente chegam uma remessa média de 30 ações diárias no órgão eleitoral. “Todos os dias recebemos uma enxurrada de denúncias”.
Ele explica que a maioria refere-se às inserções do horário eleitoral gratuito na TV. Na avaliação do magistrado, os candidatos têm baixado o nível na propaganda, o que, segundo ele, não é positivo, pois impede que o eleitor conheça e escolha o seu representante com base em propostas.
Para o magistrado, o cidadão não quer saber de calúnia, injúria e difamação. Porém, quer conhecer propostas e decidir o seu voto. “Com o nível dos programas que vem sendo exibidos vai restar ao eleitor escolher o candidato menos pior”. Garantiu ainda que a fiscalização se manterá rigorosa e em todos os municípios mato-grossenses.
O prazo para a apreciação de uma representação é de até cinco dias, exceto no tocante ao interior do Estado. A propaganda na TV seguirá até o próximo dia 30, mas até as vésperas da eleição os candidatos poderão fazer passeata, carreata e distribuir materiais publicitários.
Comentários