Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 25 de Setembro de 2010 às 11:10
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Militantes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Arenápolis distribuíram nota buscando esclarecer o episódio envolvendo o candidato a Deputado Federal Ságuas Moraes ocorrido na última quarta-feira (22.09), quando ele, o prefeito municipal Farid Tenório, a primeira dama Ana Tenório, vereador, secretários municipais e filiados da agremiação foram levados para delegacia por determinação do Juiz da 17ª Zona Eleitoral, Alexandre Delicato Pampado, para explicar denúncia de suposto crime eleitoral.

Cerca de 25 pessoas, entre elas o deputado, o prefeito, secretários e filiados foram ouvidos pelo delegado de Policia Civil de Arenápolis e seus depoimentos foram encaminhados para o promotor eleitoral, Thiago Scarpelini, que por sua vez remeteu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os termos de declaração do deputado estadual Ságuas Moraes (PT) e outros envolvidos  acusados de compra de voto em favor do petista que é um dos principais concorrentes da sigla a deputado federal. A decisão se deve ao foro privilegiado do deputado, que só poderá eventualmente ser processado em segunda instância. O caso agora ficará a cargo do procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, que poderá propor ou não ação de investigação judicial eleitoral que pode culminar com a cassação do registro da candidatura de Ságuas.

Ságuas foi conduzido à delegacia por suposta compra de junto com o prefeito Farid Tenório (DEM), a primeira-dama Ana Tenório, a secretaria municipal de Educação, Elma de Oliveira, a vereadora Noêmia Maria de Souza (ambas do PT), esta última presidente do Diretório Municipal do partido na cidade e outros 20 eleitores que participaram do ato político, em que estava sendo supostamente distribuído almoço aos presentes na AABB, o que é proibido por lei. Ságuas garantiu a imprensa e a policia que não sabia do almoço, e ainda que as pessoas que detidas são apoiadores e filiados na sua grande maioria no Partido dos Trabalhadores.

Noêmia Maria de Souza ficou mais de 24 horas presa na delegacia e foi necessária a intervenção de advogados para que pudesse ser liberada na quinta-feira por volta das 15hs. A vereadora de acordo com pessoas próximas estaria bastante chocada com o acontecido. A nota emitida pelos principais militantes da agremiação busca principalmente dar apoio moral a presidente da agremiação petista.


Veja a íntegra da nota:



Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores de Arenápolis, indignados com a situação ocorrida no último dia 22/09/10 (4ª feira), vimos por meio deste veículo de comunicação esclarecer a população sobre a suposta compra de votos.

O Partido dos Trabalhadores recebeu em Arenápolis, com muita satisfação, recebeu nesse dia, o candidato a Dep. Federal. O grupo reuniu seus militantes para uma panfletagem nas ruas e por volta das 11h30minh, os mesmos se deslocaram para a AABB, onde foi realizada uma reunião de trabalho. Entretanto, por desconhecimento dos fatos, alguém, dotado de muita malícia,  denunciou a justiça eleitoral que o Partido estaria oferecendo um almoço, o que caracterizaria compra de votos. Estamos indignados com a forma de interpretação do fato, pois sabemos que o povo Arenapolitano é conhecedor do cenário político que permeia o município  e sabe que o PT nunca utilizou dessa prática,  cabe a cada uma e a cada um a avaliar o perfil político do trabalho proposto e conduzido pelo Partido dos Trabalhadores.

Em relação ao trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, acreditamos que a mesma estava cumprindo seu trabalho, qual seja, esclarecer os fatos sobre a suposta corrupção eleitoral, porém entendemos que o rigor aplicado era desnecessário, uma vez que em momento algum oferecemos obstáculos à apuração dos fatos.

È importante salientar que diante dos depoimentos ficou claro que a intenção do Partido foi fazer do horário de almoço uma reunião de trabalho.

Cabe ressaltar que, a comissão executiva do Partido dos Trabalhadores, em momento algum apontou este ou aquele como denunciante, visto que a denúncia é de direito do eleitor para acompanhar o processo de eleições limpas. A verdade sempre vem à tona, toda a ação humana deixa indícios o caráter, a postura ética, o respeito a diversidades, a luta pelos interesses coletivos.  Em suma, nós militantes, manifestamos nosso apoio a Vereadora Noêmia pelo trabalho que vem desenvolvendo na Câmara, seja nas questões ambientais, seja no apoio dado a Associação José Maria dos Santos para a aquisição de terra. Noêmia  estamos com você nesta luta, que se fortalece a cada dia. 


Partido dos Trabalhadores – Arenápolis - MT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114163/visualizar/