Números dos principais institutos de pesquisa do Brasil se igualam aos do Gazeta Dados
Ibope e Vox dão Silval em 1º turno
Se as eleições fossem hoje, o governador e candidato, Silval Barbosa (PMDB) seria reeleito no 1º turno das eleições, segundo os institutos de pesquisa Ibope e a Vox Populi. Ambos divulgaram os resultados de pesquisas no dia de ontem, a menos de 10 dias das eleições que acontecem no dia 3 de outubro em primeiro turno. Silval Barbosa aparece com 46% das intenções de votos no Ibope e 42% no Vox Populi, sendo que o primeiro instituto foi a campo nos dias 21, 22 e 23 de setembro e ouviu 812 eleitores. Já o segundo nos dias 17,18,19 e 20 e ouviu 1 mi eleitores.
Pelos dois institutos, os demais postulantes, Mauro Mendes (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Marcos Magno (PSol) juntos não teriam o mesmo montante de votos de Silval Barbosa, o que encerraria a disputa eleitoral sem a necessidade de se realizar um segundo turno que acontece apenas quando não se tem um candidato com 50% mais um voto dos válidos.
O candidato socialista, Mauro Mendes (PSB) apareceu com 24% das intenções de votos no Ibope e 20% no Vox Populi. Já Wilson Santos (PSDB) aparece com 16% no Ibope e 17% na Vox Populi. Marcos Magno do PSol foi o único que repetiu o mesmo percentual em ambas as consultas, 1%.
Na última quarta-feira (22), o Instituto Gazeta Dados, publicou sua pesquisa em Mato Grosso, portanto, antes dos institutos nacionais, praticamente já havia confirmado os números apresentados ontem pelo Ibope e pelo Vox Populi, com 46% para Silval Barbosa, 26% para Mauro Mendes e 15% para Wilson Santos, com percentuais que se igualam quando levados em consideração a margem de erro das pesquisas que variam em média em 3% até 5% variando de instituto para instituto e das metodologias utilizadas por cada um.
No Ibope o percentual daqueles que declararam votar em branco ou anularem seus votos somaram 2%, enquanto os indecisos atingiram 11%. Já no Vox Populi, os brancos e nulos somaram 4% e os indecisos 16%, números que estão abaixo da média dos percentuais dos resultados das eleições anteriores, mas com diferenças mínimas.
O Ibope e a Vox Populi se diferente justamente no campo, ou seja, nas datas da coleta das entrevistas com os eleitores, sendo que o Ibope foi a campo nos dias 21, 22 e 23 de setembro, portanto, após o debate do Grupo Gazeta de Comunicação que foi visto em todo Estado de Mato Grosso, com um alto índice de assistência, enquanto a Vox Populi foi a campo nas datas de 17,18, 19 e 20, antes do debate que aconteceu justamente no dia 20 a noite, última segunda-feira.
O Ibope foi contratado pela afiliada da Rede Globo no Estado e se encontra registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) sob o número 37699/2010, enquanto a Vox Populi contratada pela Tv. Cidade Verde, retransmissora da Band e pela Rádio Band foi registrada junto a Justiça Eleitoral Estadual sob o número 37.715/2010.
As probabilidades são de que na última semana antes das eleições, os Institutos Gazeta Dados, Ibope e Vox Populi devem novamente apresentar rodadas de pesquisas para ver o comportamento dos eleitores na reta final das disputas em que pese o quadro sucessório não ter se alterado muito nas duas últimas rodadas de ambos os institutos.
Comentários