Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 20:17

    Imprimir


Cerca de 70 trabalhadores da educação, entre representantes de subsedes e dos polos regionais de Mato Grosso, participam do I Seminário Estadual sobre Gênero e Diversidade Sexual e do III Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O evento foi aberto na manhã de hoje (24) e ocorre até amanhã (25), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá.

O objetivo é fomentar a discussão sobre as questões de gênero e diversidade sexual, além da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e ao HIV/Aids com foco na Educação para os direitos humanos. “Essa reflexão de incluir os temas na agenda sindical já existe há alguns anos, pois há problemas significativos de discriminação tanto no espaço escolar quanto na sociedade de uma forma geral”, ressaltou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.

Resultado de uma ação articulada entre os Sindicatos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), o Seminário também visa à formação de um coletivo voltado para a diversidade sexual e assuntos relacionados. “Esse encaminhamento é fundamental para consolidar o trabalho desenvolvido até agora”, destacou a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

De acordo com ela, o cenário atual está refletido em casos de negação de direitos, o que acarreta práticas como o Bullying, ato de violência física ou psicológica com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo e que tem sido praticado dentro das escolas. “Tanto os profissionais da educação quanto os alunos são vítimas da discriminação e do preconceito. A mudança de atitudes é urgente”, frisou.

Saúde e Prevenção - Para Jocilene Barboza, problemas do tipo só serão superados quando as questões relacionadas ao gênero forem trabalhadas do ponto de vista do direito dos cidadãos, sobretudo, à Educação. Nesse sentido, o SPE tem obtido avanços significativos no que se refere à prevenção de DSTs e HIV/Aids. “Cada vez mais as escolas têm promovido ações e projetos nesse sentido. Além disso, a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) sinalizou com a possibilidade de incluir essa temática no processo de formação continuada dos trabalhadores da educação”, acrescentou.

A abertura também contou com as presenças da secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da IEAL, Fátima Silva, e do secretário adjunto de Políticas Sindicais da CNTE, José Carlos do Prado. Fátima Silva salientou a importância da ampliação da ação sindical. “O Sintep/MT tem uma atuação brilhante que vai além das questões salariais porque entende que implementar essas temáticas não significa abandonar a pauta tradicional do Sindicato”.

O presidente da Organização Não Governamental (Ong) Livre-Mente, Clóvis Arantes, reforçou a importância do papel assumido pelo Sintep/MT. “O Sindicato tem sido parceiro do movimento homossexual em Mato Grosso e propiciado, inclusive, que façamos o debate em vários municípios do interior”, complementou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114218/visualizar/